Festa de posse da reitoria da Urcamp lota complexo cultural do Museu Dom Diogo de Souza

A noite de sexta-feira,7, foi de celebração para alunos, professores e colaboradores da Urcamp. No complexo cultural do Museu Dom Diogo de Souza, a reitora, Lia Maria Herzer Quintana, foi reconduzida ao cargo pela terceira vez, em posse festiva, junto ao vice-reitor eleito, Fábio Josende Paz. Os dois foram escolhidos com 95% de aprovação nas urnas para estarem à frente da instituição de Ensino Superior até novembro de 2022. A posse oficial dos eleitos havia ocorrido antes, em 3 de dezembro, durante reunião do Conselho Diretor da Fundação Attila Taborda (FAT). Já na sexta-feira, foi o dia de celebrar junto aos convidados especiais. A cerimônia contou, também, com representantes das universidades que compõem o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) contando, inclusive, com a presidente Carmen Lúcia de Lima Helfer, reitora da Unisc; o chefe do Executivo Municipal, Divaldo Lara; o presidente do Legislativo, Edimar Fagundes; o deputado estadual Luiz Fernando Mainardi; representando a Assembleia Legislativa e o reitor da Unilasalle, Paulo Fossatti. O vice-presidente da FAT, Leonardo Castilho, abriu a sessão solene e procedeu a posse da reitora e do vice-reitor para a gestão 2018/2022. Em seguida, a presidente do Comung e reitora da Universidade de Santa Cruz do Sul, Carmen Lúcia de Lima Helfer, falou em nome das 15 instituições de Ensino Superior que compõem o Consórcio e destacou o papel proativo de Lia, que atua como segunda vice-presidente na entidade. "As lideranças exigem mais gestão, criatividade e mudança em período de dificuldade e instabilidade. Esse é o nosso desafio: pensar políticas e diretrizes para o Ensino Superior e adaptar para dar conta do atual contexto. Por isso, desejo saúde, discernimento, conhecimento, coragem e sabedoria para a nova gestão que inicia. A Urcamp já demonstrou sua força com o conceito 5, nota máxima de reconhecimento do MEC", destacou. Já o prefeito, Divaldo Lara, relembrou o papel da reitora ao conduzir a instituição em um momento de maior dificuldade financeira. "E conseguiu a recuperação da credibilidade e autoestima dos colaboradores e alunos", disse. Destacou, ainda, a grande relevância da instituição para a saúde do município, que através de um convênio entre a FAT/Hospital Universitário e a prefeitura, tornou-se referência em atendimentos para o Sistema Único de Saúde no Brasil, finalizando uma demanda reprimida e obtendo mais de 40 mil exames para a rede pública. Família, trajetória e metas Reconduzida à sua terceira gestão, Lia Quintana destacou, em sua fala, a importância de sua base familiar como suporte das atividades profissionais e recordou como fez o convite ao vice-reitor eleito para integrar a chapa, além de reconhecê-lo como um dos principais responsáveis pela nota máxima no recredenciamento junto ao MEC. Sobre a expressiva votação, na eleição que ocorreu em outubro, que garantiu o terceiro mandato, a reitora reeleita destacou: "Começa aqui a busca por um novo modelo de gestão do Ensino Superior, para assegurar mudança na exata velocidade que o setor exige. Meu nome e o de Fábio representam as expectativas de todos vocês e isso não é um compromisso pequeno" Lia também relembrou a trajetória à frente da instituição e todas as lutas para reerguer a Urcamp através de renegociações com os credores e, até mesmo, a criação e implantação de projetos vanguardistas como o Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior (Proies), que reverte a dívida da instituição com a União em bolsas para a comunidade. Ao falar sobre o caráter comunitário da instituição, que oferece serviços em todos os setores à população, principalmente na área da saúde, Lia aproveitou o momento para adiantar uma das bandeiras de luta da nova gestão. "Está faltando um curso de Medicina, mas isso vamos buscar agora", destacou. A reitora, formalmente empossada para mais quatro anos de gestão, encerrou o discurso destacando o papel de fomento da Urcamp no desenvolvimento regional, garantindo qualificação e mantendo mão de obra especializada na cidade. "A instituição está fazendo 65 anos de ensino na região e vai continuar firme e forte. Vem aí uma nova Urcamp", garantiu.

Fonte: Jornal Minuano