Urcamp apresenta plataforma Sou I para empresários e lideranças locais

Durante a noite da terça-feira passada, 9, a plataforma de projetos integrados Sou I foi apresentada para empresários e lideranças locais no salão de atos da Urcamp. A proposta inovadora da instituição foi explicada pela reitora da Urcamp e presidente da Fundação Attila Taborda, Lia Quintana, e pelo vice-reitor e mentor do processo de implantação, Fábio Josende Paz.
Lia abriu o encontro ressaltando a inovação do projeto, que é inédito no Estado. Em relação ao país, fica atrás apenas de instituições de ensino do Paraná, que já realizam o ensino por competências semelhante ao desenvolvido na Urcamp. "Essa inovação vai ficar como crédito nosso. Todos aqui conhecem a Urcamp como uma instituição de caráter comunitário, que há 65 anos oferta Ensino Superior na região. Agora, buscamos o crescimento como um todo para reter os profissionais aqui e exportar quando necessário", destaca.
A Plataforma Sou I atua como um complemento para Graduação I, a nova metodologia de ensino por competência em que os estudantes passam a ser protagonistas em sala de aula, tendo o professor como personagem que orienta e auxilia com a sua experiência. Também participa do novo modelo o mentor, profissional que compartilha seu conhecimento para auxiliar nos projetos integradores. Estes trabalhos são desenvolvidos pelos estudantes, com auxílio de professores e monitores, junto a empresas locais a partir de demandas reais. Ou seja, os acadêmicos trabalharão para encontrar alternativas para sanar a demanda do empresário cadastrado ao projeto, enquanto aproveitam para exercitar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula.
Todo esse mecanismo acontecerá na Sou I, através do endereço soui.urcamp.edu.br. Os perfis para cadastro são: Aluno, Professor, Mentor, Empresa e Comunidade. Tanto o cadastramento quanto inserção de demandas e captação de soluções são gratuitas. Além da empresa ser contemplada com um projeto de qualidade, os estudantes aprendem na prática, fomentando, de fato, a sua aprendizagem.
A apresentação do projeto ficou a cargo do vice-reitor, que destacou a importância da apresentação do projeto para lideranças e classe empresarial da cidade. "Precisamos de parceiros, de demandas. A Urcamp e os alunos não cobram nada, buscam apenas o ganho acadêmico ao entregar uma solução para a empresa. Queremos que nossos egressos saiam da faculdade com uma experiência prática e conexão com as empresas locais", exaltou.

Proposta aprovada
Presidente da Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba), Pedro Ernesto Obino participou da apresentação e destacou o projeto Sou I como um passo muito grande para o desenvolvimento da região e para a preparação de profissionais mais qualificados para o mercado, aliando teoria e prática.
Outro ponto detalhado por ele foi que, através do projeto, será possível entregar alternativas não apenas para questões empresariais, mas, também, sociais, agregando o desenvolvimento na área de tecnologia e, com isso, impulsionando a economia da região. "Coloca em evidência a cidade com o propósito gigante de alavancar o desenvolvimento regional", diz.
Cadastrada como mentora, a jornalista Roberta Bandeira também ressaltou a inovação do projeto, que "integra conhecimentos em um mundo tão competitivo e cheio de profissionais". Para ela, a plataforma possibilita desenvolver melhor os conhecimentos teóricos antes que o aluno ingresse no mercado de trabalho. "O projeto tem benefício mútuo, porque ajuda os estudantes e as empresas cadastradas. Eu, como egressa da Urcamp, gostaria de ter tido essa oportunidade também, antes da formatura. Fico até com uma invejinha dos alunos", brinca.
No encerramento do evento, os mentores cadastrados na plataforma receberam um presente da instituição: um crachá de identificação, semelhante ao de professores, funcionários e alunos.