Alunos e professores de projeto de extensão da Urcamp vão participar de Simpósio Nacional

A aprovação de trabalhos científicos em eventos de repercussão nacional e mundial já são motivo de orgulho para qualquer aluno ou professor que busque trabalhar com pesquisa. Quando isso acontece com três iniciativas, no mesmo evento, é motivo de exaltação. Foi o que aconteceu com professores e acadêmicos da Universidade da Região da Campanha (Urcamp) envolvidos no projeto "Fábrica de Software do Pampa" e do projeto "Patrimônio Digital". Os trabalhos envolvem a área de Sistemas de Informação e foram aprovados no 14º Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, o mais importante da área, com selo que garante a chancela da Sociedade Brasileira da Computação – SBC.

O grupo é coordenado pelos professores Fábio Josende Paz e Clarisse Ismério e os trabalhos envolvem três temas específicos: Desenvolvimento de Jogos digitais para um Totem Museológico: um estímulo à Interação e ao Aprendizado da História – alunas: Josiéllen Milano e Márcia Leite, professores: Fábio Josende Paz e Clarisse Ismério;  QRDom Diogo: um app de auxílio aos visitantes do Museu Dom Diogo de Souza – alunos: Leonardo Braga, Denizar Souza, Márcia Leite e Josiéllen Milano; professores: Fábio Josende Paz e Clarisse Ismério, e Gestão de Processos e Tecnologias da Informação: Aplicação da Metodologia Business Process Management para Automatização de Processos – aluna Paula Scholant do curso de Administração,  professor: Fábio Josende Paz.

Para o professor Fábio Josende Paz, a participação no Simpósio é mais do que aprendizado. "Nós estamos falando de convívio direto com os melhores na nossa área e estamos com nossa representação, mostrando que a Urcamp também é referência, que temos trabalhos, estudos e pesquisas de qualidade. Então, o aluno ganha, o professor e a universidade", justifica.

O projeto Fábrica de Software do Pampa visa propiciar aos acadêmicos do curso de Sistemas de Informação da instituição a ampliação de seus conhecimentos na criação de mecanismos que auxiliem a comunidade, com um olhar interdisciplinar no sentido de suprir demandas de outros cursos da instituição. O evento acontece de 4 a 8 de junho, em Caxias do Sul.