CPP reúne diferentes cursos num Painel on-line sobre Identidade de Gênero

Na última sexta-feira, 08, os alunos da CPP Desafios Contemporâneos da Sociedade, participaram do vídeo painel Refletindo a Identidade de Gênero. A atividade contou com a contribuição da psicóloga e professora da Urcamp Silvia Vargas, a artista plástica Marcela Meirelles e a design de modas e participante da Katias Coletivas Adda Lygia Rissope. A CPP Desafios Contemporâneos da Sociedade é um espaço acadêmico privilegiado para discutir a identidade de gênero e o painel oportunizou aos alunos uma ampla reflexão sobre o tema, através dos conhecimentos, relatos de experiências e vivências das convidadas”, observa a coordenadora do curso de História, Clarisse Ismério.

A professora Sílvia Vargas destacou o envolvimento dos acadêmicos. “Do contexto histórico a contemporaneidade, não faltou relatos de fatos, depoimentos e discussão de qualidade”, relata Já o acadêmico do curso de Ciências Biológicas Pedro Cruz, detalhou como o painel enriqueceu a aula. "Uma aula muito especial, a proposta da aula era uma roda de conversa com três convidadas, que foram incríveis e dividiram diversas experiências de vida conosco, foi muito enriquecedor, principalmente pelo lado humano, as convidadas nos mostraram como é importante não deixar o preconceito se propagar, como muitas vezes essas pessoas são expulsas de casa e acabam caindo em prostituição por não conseguirem trabalho. Muitas vezes também são agredidas verbalmente e fisicamente, apenas por terem uma opção diferente do que a sociedade julga ser comum, apesar dos relatos tristes, a palestra foi divertida, aberta a dialogo e até buscamos na história, na psicologia e biologia, explicações para esse comportamento tão bárbaro da sociedade com essas pessoas, após a palestra, aprendi que devemos respeitar a todos, que não devemos deixar o preconceito passar e a entender como a sociedade coloca mitos e fé acima da razão e da consciência”, explica.

Tania Helena Marques Goldbeck, acadêmica de Psicologia também se manifestou.Fiquei muito agradecida em poder participar da vídeo painel, pois não tinha noção do quanto os transsexuais eram descriminados por sua opção sexual. Sinceramente, eu nunca tinha me aprofundado ou participado de algo sobre esse assunto, mas como me esclareceu muitas perguntas que eu mesma ,as vezes me fazia. Diversidade sexual de gênero para mim é uma reflexão. Depois que terminou a videoconferência, a primeira pergunta que me veio na cabeça foi, por quê não conseguimos aceitar as pessoas como elas são? Por quê estamos sempre julgando tudo e todos, nunca nos colocando no lugar do outro. A Psicóloga Silvia Vargas começou falando que no começo era visto como uma doença e que depois, viram que não, e quando a psicologia se concretizou passou a ter um novo olhar. A nossa sociedade nos mostra coisas que não são reais. Estamos no século XXI e ainda não são aceitos, mas espero que os jovens de hoje sejam educados e preparados para um futuro melhor” finaliza.