Concluída com sucesso a primeira etapa do Curso de Formação de Professores e Gestores Educacionais

Candiota foi o último município da região do Corede Campanha a receber o treinamento. A capacitação aconteceu durante o dia de sábado, na Câmara de Vereadores.

Nem mesmo a neblina fina e gelada tirou o entusiasmo do grupo de 80 participantes, entre gestores e professores de escolas da rede pública de Candiota, que aproveitaram o dia de sábado para se reciclar. A primeira aula presencial levou como monitoras duas professoras da Urcamp, a Coordenadora Pedagógica do Colégio Raymundo Carvalho, que pertence à Instituição em Alegrete, Daniela Antunes e a professora Kotha Calvete, da graduação em Bagé.

Na capacitação direcionada a gestores, a diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dario Lassance Camila Vidart foi uma das que se inscreveu em busca de ampliar conhecimentos. “Acho que a formação é importante porque é específica para a nossa atividade. Tô com uma grande expectativa de troca de experiências”, conta.

O grupo mais numeroso, o dos professores, reuniu pessoas com um mesmo propósito. O de compartilhar ideias, situações vivenciadas no dia a dia da escola. Nilce Rosane Gonçalves Lima, leciona nas séries iniciais em duas escolas, Dario Lassance e 08 de agosto localizada em um assentamento na zona rural do município e integrou uma das equipes formadas pela capacitação. “É super importante isso aqui pra nos atualizarmos. Sabemos que houve uma crescente preocupação com a educação formal então precisamos renovarmos nossos conhecimentos, porque o aprimoramento é a alma da profissão”, resume.

E quem veio com a missão de monitorar e ministrar o curso conta que também aprende. “Percebo que a ideia de separar gestores de professores deu muito certo, porque o ambiente é diferente. Nós conseguimos trocar angustias, anseios que nos são comuns nas escolas que gerenciamos e a gente percebe que havia uma carência de questões específicas para a nossa área. O curso atingiu o objetivo, que é o de criar um espaço diferente de discussões. Tem sido uma experiência muito rica poder compartilhar saberes e aprender com as discussões e debates”, revela Daniela Antunes.

O Curso de Formação de Professores e Gestores Educacionais é uma das demandas da Consulta Popular 2016/17. Este resultado possibilitou o convênio entre o Governo do Estado, o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), no qual a Urcamp faz parte, e os Coredes.

A capacitação em Candiota encerrou a primeira etapa do ciclo de 11 municípios do Corede Campanha contemplados com o curso. As próximas aulas acontecem em Ensino à Distância, através do Ambiente Virtual e o último encontro presencial será no final de setembro, quando será concluída a formação.