Psicóloga organizacional, Raquel Barreto, trata sobre “Gestão de Gente” em Semana Acadêmica de Psicologia da Urcamp

Com o tema “Integrando a Psicologia”, a Urcamp deu prosseguimento, na noite desta terça-feira (11/05), com o segundo dia da 32ª Semana Acadêmica do Curso de Psicologia. E o tema do encontro foi sobre “Gestão de Gente”, com a mestre e psicóloga organizacional, Raquel Barreto.

Formada na primeira turma do curso de Psicologia da Urcamp, em dezembro de 1994, Raquel se qualificou, posteriormente, como especialista em Ensino Superior e mestre em Desenvolvimento Social. Além de professora, também se destaca no mercado de trabalho como psicóloga organizacional há 25 anos.

Durante o bate-papo, que contou com cerca de 100 participantes, Raquel falou sobre os critérios e exigências no mercado de trabalho e os tipos de comportamentos que costumam ser adotados pelas pessoas. Isso tanto as que já estão empregadas quanto as que buscam por oportunidades. “De um lado, há empresas buscando colaboradores perfeitos; do outro, colaboradores buscando empresas perfeitas. Mas isso não existe. A condição que trabalhamos é que, em meio às imperfeições, tenham satisfação naquilo que fazem”, argumenta.

Dentro dos critérios de seleção, Raquel ressalta que são colocados em questão as necessidades da empresa; história da empresa; necessidade x vontade; competências técnicas e comportamentais. “Existe uma grande diferença entre a necessidade e a vontade de trabalhar”, argumenta.

Nesse contexto, baseado em sua experiência de 25 anos de atuação na área, conta como tem funcionado as seleções de empregos. “Há 25 anos, dos 10 currículos que eu recebia, fazia entrevista com os 10. Hoje, desses 10 currículos que recebo, três pessoas eu não encontro, ou seja, se eliminam sozinhas. Dessas sete que sobraram, pelo menos quatro se atrasam. Sobram três, e uma delas não vem. No final, acabam ficando só duas pessoas. Então, muitas vezes nem é seleção, pois as próprias vão se eliminando”, contextualiza.
Outro aspecto ressaltado por Raquel é que a expressão “perfil” tem sido substituída por competências comportamentais. Nisso, cita dois exemplos. “Sorrir tem sido uma grande competência no mercado de trabalho. E ter entusiasmo passa uma sensação de que a pessoa possui energia. Então, além da tarefa em si, há sugestões de conduta, que consiste na pessoa ser simpática, permissiva ao contato e que tenha agradabilidade. Iniciativa e visão também são competências muito valorizadas”, comenta.

Programação

A Semana Acadêmica prossegue amanhã (12/05), às 14h, com as egressas da Urcamp, Maíra Maçãs e Etiene Nunes, que compartilharão suas trajetórias profissionais. Às 19h, a doutora Carolina Lisboa aborda a respeito dos mitos e fatos sobre bullying e cyberbullying e estratégias de intervenção.

Na quinta-feira (13/05), às 19h, a programação continua com a palestra sobre o trabalho do psicólogo na área forense e na área social da Psicologia, com a especialista Marília Centeno.
E na sexta-feira (14/05), às 15h, acontece a palestra sobre ética profissional em tempos de redes sociais, com a especialista Mayra Osório. A programação será encerrada com uma oficina teórico-prática sobre musicoterapia, às 19h, com a professora de Música, Giovana Brizolla Santos.