Lia Quintana tem reconhecimento da Assembleia Legislativa por trabalho frente à Urcamp

A professora Lia Maria Herzer Quintana, reitora da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), foi homenageada, ontem, pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) com a medalha da 54ª Legislatura. A honraria é oferecida para pessoas que se destacam em sua área de atuação e contribuem para o desenvolvimento do Estado.
Lia ocupa a função de reitora da Urcamp há oito anos e cumpriu um papel relevante na recuperação financeira e educacional da universidade, que viveu uma grave crise de financiamento na década passada.
A solenidade, que ocorreu a partir das 12h30min, na sala da presidência, foi dirigida pelo presidente da ALRS, deputado Marlon Santos. Segundo ele, o reconhecimento tem um valor significativo para o parlamento estadual. "É uma homenagem institucional conferida a pessoas que fazem a diferença em sua atuação profissional e social", explicou.

Mainardi destaca atuação
O deputado Luiz Fernando Mainardi, autor da sugestão de premiação, destacou o papel fundamental que a atual reitora cumpriu para reerguer a Universidades da Região da Campanha. "Acompanho teu trabalho com admiração e orgulho. Sei das dificuldades da gestão e elogio, publicamente, tua capacidade", disse o parlamentar.
Segundo Mainardi, que se formou em Direito pela instituição, a Urcamp, durante a gestão de Lia Quintana, tornou-se uma das grandes universidades da Metade Sul do Rio Grande do Sul. "Esta homenagem é para ti, Lia, e para toda a tua equipe. Aos professores, estudantes e funcionários da Urcamp, todos responsáveis pela excelência da universidade, o que honra Bagé e toda a nossa região", concluiu.

Universidades gaúchas
A representante do Consórcio das Universidades Gaúchas (Comung) e reitora da Universidade de Santa Cruz do Sul, professora Cármem Lúcia de Lima Helfer, registrou que o reconhecimento ao trabalho de Lia frente à Urcamp é, em certo sentido, uma homenagem a todas as universidades comunitárias do Estado, que cumprem um papel relevante para o desenvolvimento regional. "Temos 15 universidades comunitárias no Estado, todas com um forte compromisso com o crescimento das comunidades e sustentadas pela força do trabalho e da dedicação de seus gestores, professores e funcionários", declarou.

Um discurso com o coração
​Ao se pronunciar, a professora Lia Quintana não escondeu a emoção em receber o reconhecimento do parlamento gaúcho. "A Assembleia Legislativa é a Casa de todos e, por isso, esse reconhecimento é muito importante para mim", disse. A reitora ressaltou que conta com uma equipe dedicada e qualificada e dedicou a todos a honraria que recebeu. "A reconstrução da Urcamp foi possível graças ao empenho, ao comprometimento e ao vínculo comunitário de todos que compõem a instituição", declarou.
Lia disse que a universidade continua a enfrentar problemas, mas, como foi dito em um encontro recente por um colaborador da instituição, são problemas de um organismo vivo. "O momento é de descrédito, mas tenho confiança que nossa geração ainda fará a diferença", declarou.
A reitora da Urcamp destacou, também, a parceria permanente que o deputado Mainardi tem mantido com a instituição e o papel que cumpre para abrir portas e ajudar nos encaminhamentos necessários. "Temos uma relação de muitos anos, deputado Mainardi. Como sabes, não temos partido na direção da Urcamp. Nosso partido é o desenvolvimento e a parceria. E agradecemos por poder contar com sua disposição e disponibilidade sempre que precisamos", concluiu.
Além de deputados, assessores e funcionários da Urcamp, participaram da homenagem o desembargador José Carlos Teixeira Giorgis, o juiz do Trabalho da 4ª Região, Carlos Alberto Lontra, os deputados Nelsinho Metalúrgico e a deputada Miriam Marroni.
Nesta quinta-feira, a partir das 20h, Lia Quintana será homenageada em Bagé, em cerimônia que acontecerá no complexo cultural do Museu Dom Diogo de Souza.

A homenageada
Lia Quintana tem 57 anos, é engenheira civil formada pela Unisinos e mestre na mesma área pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Desde 1987, é professora da Urcamp, assumindo a reitoria a partir de 2010. Lia é, também, presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento da Região da Campanha (Corede Campanha) e da Fundação Attila Taborda (Fat).