Campus Rural da Urcamp funda PQT Professor José Carlos Lucena da Rosa

Alunos e professores dos cursos de Medicina Veterinária e Agronomia trouxeram a chama crioula de Candiota até o Campus Rural e homenagearam com o nome do piquete, um professor que atuou por 40 anos na docência.

Fui um dia marcado por emoções. Quando os cavalarianos apontaram no corredor que dá acesso ao Campus Rural da Urcamp, há 16 km da cidade, foram recebidos com uma trilha sonora que ambientou a cavalgada. À frente, a chama crioula vinda da localidade de Candiota, onde os acadêmicos percorreram mais de vinte quilômetros até a Fazenda Escola.

Depois da execução do Hino Rio Grandense, foi a vez da homenagem a um mestre. O professor José Carlos Lucena da Rosa, estava acompanhado de seus familiares e foi pego de surpresa ao saber que seria o patrono do piquete, que agora leva seu nome, a cada festejo farroupilha. Visivelmente emocionado, o professor, aposentado desde o início do ano, foi às lágrimas ao receber o reconhecimento da Instituição, dos colegas e alunos. “cheguei aqui encontrei tudo isso aí, mas acho, sinceramente, ao longo dos meus 40 anos aqui dentro, alguma coisa eu deixei pra merecer isso aí, esse reconhecimento e o principal, sendo feito em vida”, justifica.

Ele recebeu uma bandeira, com a sua marca, que agora é o estandarte do piquete e um troféu pelos anos de dedicação ao curso e à Urcamp.

A acadêmica Rafaella Cardozo, foi uma das organizadoras da cavalgada e da homenagem. “Nosso piquete, graças à Deus pegou força e é emoção à flor da pele, não tem nem palavras pra descrever o que a gente em ter um professor tão querido por todos”, destaca.

Até o dia 20 de setembro, a ronda da chama será feita, através de um revezamento dos estudantes. Paralelo a isso, uma série de atividades alusivas à Semana Farroupilha irão acontecer no campus, como: futebol de bombacha, torneio de truco e laço em vaca parada, além de uma programação artística campeira.

As homenagens e o pontapé inicial aos festejos farroupilhas foram celebrados com um grande churrasco de confraternização.