Urcamp sedia Dia de Campo sobre cultivares de trigo adaptadas à região

Com o objetivo de apresentar tendências de cultivares para o setor produtivo da região, o Campus Rural da Urcamp sediou, ontem pela manhã, um Dia de Campo sob o título Trigo na Campanha. A atividade, na prática, apresentou parte dos resultados de testes do plantio do grão modificado, geneticamente, para se adaptar ao clima local.
De acordo com a coordenadora do curso de Agronomia, Eliana Valente Silveira, há cerca de três meses, um hectare foi destinado para o cultivo de grãos que podem servir para uma espécie de retomada do trigo na cadeia produtiva local. "Em parceria com a Biotrigo Genética e C-Vale, estes cultivares se mostraram mais resistentes" comenta.
O trabalho de parceria, visando integrar acadêmicos na validação de potenciais culturas, teve, de fato, participação direta dos alunos. "Eles participaram de todo este processo. Plantaram, fizeram todo o manejo", evidenciou a coordenadora. "Agora, daqui a dez dias, será feita a colheita", relata ao antecipar que, tal processo, demonstrará a produtividade de cada cultivar implantada.
Para o vice-reitor da Urcamp, Fábio Josende Paz, a iniciativa vai ao encontro da nova meta da Urcamp no que tange à busca contínua pela inovação. "Buscamos isso. Trazer empresas para apresentar tecnologias dentro dos cursos, na prática. Assim, possibilitamos algo significativo para o acadêmico, que terá contato direto com as empresas, que podem expor seus trabalhos e serviços e, ainda, para a comunidade, que pode conhecer o que vem sendo desenvolvido e aplicar no seu negócio", argumenta ao citar que a Instituição de Ensino Superior atua como intermediadora de tal processo.
O evento, capitaneado pelo curso de Agronomia, em parceria com a Biotrigo Genética, teve o apoio da Cooperativa Agroindustrial C-Vale, da Associação Bageense de Engenheiros Agrônomos (Abea), da Emater, assim como da AZ Charque e Embutidos.
Cinquentenário
Após o Dia de Campo sobre o trigo, novas ações, envolvendo as culturas da soja, do arroz e do milho devem ser inseridas na agenda do curso de Agronomia. E por um motivo especial. "Ano que vem estaremos comemorando 50 anos. Assim, teremos eventos mensais ao longo de todo o ano", antecipa Eliana.
"Agora, pretendemos ampliar o espaço para iniciativas como essa. Após colhermos este trigo, vamos implantar cultivares de soja. E ainda pretendemos ampliar a área dos testes de um para três hectares", complementa a coordenadora ao detalhar uma ação envolvendo a oleaginosa: "ano que vem vamos fazer o plantio de pastagens que podem servir como alimento para o gado de leite e de corte, assim como ovinos".

Fonte: Jornal Minuano