Consultoria Jr da Urcamp seleciona alunos para pesquisa do Distinção Empresarial

Diretor de Marketing, Guilherme Morales, destaca o aniversário de 14 anos da empresa junior da URCAMP

Acadêmicos podem se inscrever até o dia 17 de abril

A Consultoria Jr URCAMP iniciou, esta semana, a seletiva de alunos para compor o grupo de pesquisadores de um de seus projetos mais antigos, o Prêmio Distinção Empresarial – realiazado, há 14 anos, entre a parceria da empreja junior com a Associação Comercial e Industrial de Bagé (ACIBa). Os acadêmicos têm até o dia 17 de abril para se inscrever e, além das horas complementares, o trabalho é remunerado. A oportunidade é voltada para acadêmicos de todos os cursos da Universidade da Região da Campanha.

Caracterizada por ser uma empresa junior de caráter multidisciplinar, a Consultoria Jr da URCAMP busca desenvolver projetos para a comunidade acadêmica e empresarial. Dentre eles, desde a sua fundação, em 2004, é realizada a pesquisa que visa destacar quais os empreendimentos que mais contribuem para o desenvolvimento da cidade, de acordo com o consumidor . “O Distinção Empresarial acontece através da estatística de dados coletados pelos nossos pesquisadores, que aplicam um questionário com mais de 80 segmentos em todas as zonas da cidade de Bagé, apontando a empresa e/ou profissional que, na opinião do entrevistado, mais se destaca em seu ramo de atuação”, explica Jesus Guilherme Morales, Diretor de Marketing da Consultoria Jr, ao mencionar que, em 2017, foram mais de 3.200 questionários aplicados.

A seleção para 2018 iniciou em 09 de abril e vai até o dia 17 do corrente mês. As vagas estão abertas para os estudantes de todos os cursos da URCAMP. Os alunos que ingressarem ao grupo, recebem remuneração por produção no projeto, horas complementares, e dois dias de treinamento. “É importante ressaltar que o pesquisador não pode influenciar, em momento algum, na opinião de seu entrevistado. Ele é, naquela posição, apenas o receptor de informações. Portanto, assim que nossa equipe está formada, primamos pelo preparo destes alunos, ensinando métodos de abordagem e salientando que jamais eles podem mencionar o nome de alguma empresa”, frisa Guilherme, que é, também, acadêmico do curso de Administração da URCAMP.

A pesquisa começa logo após os dias de treinamento e tem duração de dois meses. São, em média, dez estudantes trabalhando com os questionários. Após concluir sua coleta de dados, ele é responsável por digitar os resultados e repassar ao coordenador do projeto, na Consultoria Jr. Com a estatística concluída, a empresa jr passa as informações para o sistema e entrega a documentação para a ACIBa, que entra em contato com os nomes destacados para informá-los do resultado e convidá-los para receber o Prêmio.

Projetos

Dentre os serviços prestados pela Consultoria Jr, destacam-se: Pesquisa para o Distinção Empresarial (parceria ACIBa), Cliente Oculto, Cliente Ausente, Grupo Focal, Avaliação de Desempenho, Pesquisa de Clima Organizacional, Pesquisa de Mercado, e Academia do Empreendedor – projeto criado e desenvolvido pela atual gestão.

A Academia do Empreendedor, que iniciou em setembro de 2017, é aberta para a comunidade acadêmica e e empresas em geral. O projeto visa trazer palestrantes de diversas áreas, que abordem assuntos sobre empreendedorismo e inovação. O principal objetivo é preparar as pessoas que queiram empreender, ou que já estão empreendendo e buscam aperfeiçoamento. Até agora foram realizados dois eventos. O primeiro com Rafael Minotto e o segundo com a Raquel Barreto.

Entre 23 e 28 de abril, acontece a Semana do Aniversário da Consultoria Jr URCAMP, com múltiplas ações alusivas aos 14 anos da empresa. No dia 24, terça-feira, o empresário Leandro Azambuja fará um resgate histórico do Corra e Viva, seu projeto que iniciou com um pequeno grupo de pessoas que buscava orientação para ter uma melhor qualidade de vida através da prática esportiva, e que hoje é referência na região. A palestra faz parte do Academia do Empreendedor e está marcada para as 19h30min, na AABB.

A semana encerra com a participação da Consultoria Jr no Sábado Azul, dia 28, onde as empresas do comércio deslocam-se para estandes na Avenida Sete de Setembro.

Gestão 2018: Inovação a gente faz

Com 14 membros entre coordenadores, estágio e gestão, a Consultoria hoje é composta pelos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Biológicas e Psicologia. “Nós precisamos mostrar que a Consultoria Jr existe para que todas as áreas do conhecimento tenham espaço. Qualquer acadêmico da Urcamp que tiver interesse no empreendedorismo dentro da sua graduação, deve nos procurar. Somos uma empresa feita com e para a nossa comunidade acadêmica”, relata o Diretor de Marketing.

Atualmente, a Consultoria Jr URCAMP tem como coordenadores os professores João Henrique Costa e Rita Luciana Saraiva Jorge. A Gestão 2017/2018 é composta pelos alunos Carolina Pinto (Administração) – Presidente; Paula Scholante (Administração) – Vice-Presidente; Natiele Gonlçaves (Ciências Biológicas) – Diretora Financeira; Luize Marques (Ciências Contábeis) e Gabriel Fernandes (Ciências Biológicas) – Secretários Gerais; Geovana Vargas (Psicologia) – Diretora de RH; Cristiano Martins (Administração) – Diretor de Projetos; Jesus Guilherme Morales (Administração) – Diretor de Marketing; Patrícia Severo (Administradora e pós-graduanda da Especialização em Docência do Ensino Superior), Cristiano Miranda (Administrador graduado no último semestre) e Rogê Maciel (Administração) – Conselho Fiscal; e Larissa Pina (Administração) – Estagiária e Secretária Administrativa.

A Consultoria Jr está localizada nas dependencias da Urcamp, campus Central, com acesso pela rua Brigadeiro Mércio, em frente ao Jornal Minuano, e seu horário de funcionamento é de segunda a sexta-fera, das 13h30min as 17h30min. O telefone para contato é (53) 3242-8244, ramal 263, ou e-mail consultoriajunior@urcamp.edu.br.