Nutrição participa de II Congresso Brasileiro on-line de Comportamento Alimentar

Foi o II Congresso Brasileiro on-line de Comportamento Alimentar - Alimentação e Saúde - CONBRACAS II

O evento gratuito foi realizado em três dias e mobilizou os acadêmicos e o quadro docente do curso.

Os palestrantes destacaram a emergência de políticas públicas mais efetivas. Quanto ao acompanhamento de diferentes patologias abordadas no evento, muita ênfase na importância da abordagem do profissional junto ao paciente, considerando sua realidade nos aspectos ambientais, sociais, econômicos e sociais. Também a escuta consciente, atenta e reflexiva do profissional, objetivando maior motivação e adesão ao tratamento por parte do paciente.

A coordenadora do curso de Nutrição, Mônica Palomino, reforçou que o cenário não é nada motivador, pois segundo o que viu nas palestras, o mundo inteiro vive uma sindemia global de obesidade. “Saliento que o CONBRACAS foi muito produtivo, trouxe uma reflexão e discussão sobre a temática de comportamento alimentar, tanto na ausência de doenças, em caráter preventivo, como no tratamento de diversas patologias”, explica.

Segundo a pesquisa desenvolvida pelo Ministério da Saúde pelo Sistema de vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico (Vigitel), em 2018, a frequência de excesso de peso no Brasil foi de 55,7%, sendo ligeiramente maior entre homens (57,8%) do que entre mulheres (53,9%).

Para os acadêmicos, a experiência foi motivadora. O aluno do 5º semestre, Ian Cougo Martini, destacou a importância de poder acompanhar temas relevantes que irão acompanhar a profissão, mesmo depois da conclusão da graduação. “A experiência de acompanhar as palestras do II Conbracas foi muito proveitosa por vários motivos, as palestras não só abordam a nutrição em si, mas também todos os fatores que fazem dela uma profissão multidisciplinar. Certamente, esses 4 dias de palestra agregaram muito no meu conhecimento e auxiliarão na minha futura profissão".

Gabriela Camargo Vieira do 7º semestre, destacou a diversidade de material utilizado durante as conferências. “O Combracas foi um excelente congresso, rico em conteúdo, com profissionais de diversas áreas da nutrição proporcionando conhecimento e atualização dos temas já conhecidos dentro da área, com ótimas palestras e boa abordagem de forma que facilitou o entendimento”.

Os contatos formatados durante a participação do Seminário também expandem os horizontes de atuação dos futuros profissionais, lembra a aluna do 3º módulo, Gabriela Pinheiro Meinardo. “Excelentes as palestras, cheias de conteúdo que acredito que pra todos são úteis, até comecei a seguir as páginas de algumas das nutricionistas participantes do evento. Todas muito competentes, sensíveis como a profissão e os temas abordados, além da clareza ao falar e ensinar”, relata.

Ações de controle são emergentes, cabe ao profissional nutricionista junto aos outros profissionais de saúde, construir junto à comunidade, o entendimento de uma vida melhor e mais longeva, a partir da mudança de comportamentos alimentares e de saúde em geral.

Os temas abordados foram:

Mesa redonda: Obesidade e Doenças Crônicas: cenário atual, ambiente e

alimentação (NUTRICIONISTAS: Aline Cristine Souza Lopes, Milene Cristine

Pessoa, Fabiane A. Canaan Rezende , Poliana Cardoso Martins);

Ambiente alimentar e obesidade – Nuta. Larissa Mendes;

Health at Every Size (HAES): conceito, evidências e abordagem em consultório.

Nuta. Cezar Vicente Jr;

Mesa redonda: Comportamento Alimentar e Obesidade na Infância;

(NUTRICIONISTAS: Janaina Kuhn Barni, Maína Hemann e Patrícia Martins);

Imagem corporal, ganho de peso e transtornos alimentares – Nuta. Rafael

Marques;

Abordagem comportamental e diabetes mellitus tipo 1 – Nuta. Maria de Lourdes

Machado;

Alimentação Consciente e Intuitiva e diabetes mellitus tipo 2 – Nuta. Lydiane

Bragunci;

Mindful eating e comportamento alimentar nas doenças cardiovasculares – Nuta.

João Motarelli;

Comportamento alimentar e cirurgia bariátrica – Nuta. Maria Paula Ferreira

Mileip;

Comportamento alimentar no pré e pós transplante hepático – Nuta. Samanta

Catherine Ferreira;

Abordagem do comportamento alimentar na doença renal crônica

(NUTRICIONISTAS: Raissa Antunes Viviana Henriques);

Comportamento alimentar no câncer (NUTRICIONISTAS: Camila Meireles,

Carina Palazzo e Juliana Maria Faccioli Sicchieri);

Alimentar e nutrir: Sentidos e significados em cuidados paliativos – Nuta.

Mariana Fernandes Costa;

O Evento discutiu com muita ênfase o comportamento alimentar, a influência de fatores no crescimento da obesidade em crianças e adolescentes no meio obesogênico, no entorno das escolas existem locais de venda de alimentos não saudáveis e com alta densidade energética, denominando Pântanos Alimentares.