Hospital Universitário anuncia nova gestão técnica

O Hospital Universitário Doutor Mário Araújo, que é mantido pela Fundação Áttila Taborda (FAT), passou a contar com uma nova gestão técnica. Na quarta-feira à tarde (12), a presidente da FAT e reitora da Urcamp, Lia Maria Herzer Quintana, anunciou as alterações no quadro, que ocorreu em comum acordo entre ambas as partes. A modificação representará mais um passo para a reestruturação do HU e sua modernização, com foco em novos projetos.
Até então, a direção do hospital tinha a responsabilidade dos médicos Henry Ritta e Rafael Ribeiro. Eles deixarão o posto, porém, permanecerão com funções específicas dentro da instituição hospitalar. A responsável técnica, agora, será a médica Fabiana Dianin.

Fechamento de ciclo bem sucedido

Segundo Ritta, a proposição partiu de si mesmo, pelo fato de considerar que alcançou as metas almejadas desde que o HU foi reaberto. Agora, assumirá a função de médico auditor. "Vivi 30 anos em três. Eu e o doutor Rafael Ribeiro tivemos um período fantástico. Surreal é a palavra. Foi um desafio, pois abrir um hospital é uma experiência que poucos terão na vida, e nós tivemos. Saio dessa função muito realizado; agora, serei médico auditor, e o Rafael Ribeiro, responsável técnico pela Saúde Mental. Então, vou focar na minha área de formação específica, e passo a direção para a doutora Fabiana, que era médica clínica e de neurologia do hospital", explica.
A mudança de função já gera cogitada, anteriormente, por Ritta e Ribeiro; apenas não sabiam a data precisa de quando isso ocorreria. "Nós entendemos que chegou o momento, pois estava maduro o projeto. Foi uma leitura pessoal nossa, de que estava na hora de entregar a chave para a Urcamp. Isso já era planejado para algum prazo, e a pandemia, talvez, acelerou o processo. E agora que essa meta foi cumprida, num momento super estressante, entendemos que a universidade tinha condições de dar mais um passo. Então, pensamos: o que queremos fazer dentro do hospital? Propomos para a professora Lia se poderíamos fazer essa mudança, se isso não seria uma espécie de abandono. Ela concordou e acolheu nossa ideia. Então, continuaremos nosso trabalho no hospital, mas em outra função", argumenta.

Sustentabilidade

Há dois anos e meio, Fabiana Dianin atua no HU, dentro da área médica. Agora, terá a missão de dirigir a instituição. Na concepção dela, o principal desafio é trazer sustentabilidade para o hospital. "Precisamos fazer o hospital andar. Dentro da parte médica, clínica, buscaremos melhorar o número de internações, a fim de proporcionar mais espaço para os pacientes. Pretendemos compor toda parte médica, de modo que não deixamos os pacientes desassistidos, em momento algum. E o que for surgindo de assuntos, iremos trabalhando, sempre em conjunto da Lia", comenta.
Os próximos dias, de acordo com Fabiana, serão destinados para adequações e conhecimento dos ambientes. E a partir disso, concentrará o foco nas soluções que forem necessárias a serem adotadas. "Como estou tomando posse agora, precisaremos de adaptações. Necessito conhecer a unidade como um tudo, ver como funciona todos os espaços para, então, detectar o que é preciso melhorar. É um desafio grande, mas estou super confiante. É uma missão que tenho certeza que, com ajuda da minha equipe, irei conseguir", afirma.

Transição para uma nova fase

Reitora da Urcamp, Lia afirma que a troca da direção representa o fechamento de um ciclo e a abertura de uma nova etapa de trabalho, pautada pelo comprometimento com a comunidade. "Ninguém quer que o encerramento aconteça de novo. E aqui está a prova de que isso não vai acontecer. Não é uma ruptura, é um redirecionamento. É claro que toda mudança causa alguma incerteza, insegurança. Porém, fizemos essa opção de transição de uma forma suave. Nesse sentido, quero dizer que abrimos um novo ciclo dentro do HU", comenta.
E a ideia de Lia diz respeito à busca pela sustentabilidade para o hospital. "O que eu preciso de todos é comprometimento com o HU. Ele tem que ser sustentável. O HU está com a Urcamp em seu caminho, porém, nosso objetivo é que possa caminhar com as próprias pernas", conclui.