Aula de Farmácia explora jogos dentro da Graduação I

Na aula do componente curricular "Morfofisiopatologia", do Módulo I do Curso de Farmácia, os acadêmicos aprendem de forma totalmente ativa, através do jogo "Anatomímica", criado e idealizado pelo professor Guilherme Bragança.

O conteúdo é enviado anteriormente aos alunos através do Moodle, para leitura prévia. Em aula, o professor aplica uma metodologia ativa chamada "aula expositiva dialogada", onde a finalidade é reduzir as dúvidas. Em seguida é iniciado o jogo, com a turma dividida em dois grupos denominados pelos alunos de: Grupo Soberanas e Grupo Hipertensão. Cada grupo escolhe cerca de 10 movimentos anatômicos e chamava um membro do outro grupo, que após identificar o movimento, vai para a frente da sala realiza-lo em formato de mímica, no intuito de, em até três tentativas, seu grupo acertar o referido movimento. “Esta metodologia trouxe muito aprendizado e a turma pediu mais. Todos ganharam, pois o aprendizado foi compartilhado pelos alunos e o crescimento foi de todos”, revela o professor, que também é o coordenador do curso de Farmácia.