Vestibular de Verão estabelece novo ciclo acadêmico dentro da Urcamp

De um jeito diferente, com direito à recepção, os vestibulandos foram acolhidos na terceira etapa do Vestibular de Verão da Urcamp. A prova de redação aconteceu nos cinco Campi.

Em Bagé, o prédio central remodelado e modernizado ambientou os futuros alunos, instigando-os ao conceito de uma boa chegada, com expectativas de quem está na iminência de ingressar no Ensino Superior. Além do aspecto físico, os estudantes foram recebidos por uma equipe de professores e funcionários, devidamente identificados por camisetas com a logomarca da Graduação I, o novo modelo acadêmico adotado pela Urcamp e já implantado a partir do início do primeiro semestre de 2019. Para recepção foram organizadas duas frentes: mesas com guarda-sóis personalizados, que serviram de apoio para a entrega gratuita de guia de cursos, calendários e canetas da Urcamp e mais ao fundo uma outra bancada para informações, onde mais uma equipe uniformizada orientava sobre salas de aula, além da distribuição de água, refrigerante e barras de cereais aos estudantes.

Espelhada na mãe psicóloga, Mariana da Costa Lucas veio tentar uma vaga no curso de Psicologia e conta que ficou surpresa com a recepção que encontrou. “Nossa, eu adorei, me senti acolhida”, revelou. É a oportunidade de concretizar um sonho, já que sempre teve vontade de trabalhar com a saúde mental.

Já o militar Silas Roberto Dias Vasques, veio de Pinheiro Machado decidido a cursar Nutrição. “Desde mais novo eu sabia que queria trabalhar com isso, espero poder ingressar na Urcamp, porque sei da qualidade que existe aqui”, contou.

E essa qualidade já ganha fama além da fronteira. Silvana Gabriela Silva veio da cidade uruguaia de Melo, porque ouviu falar da aptidão da Instituição em graduar profissionais preparados para o mercado. “Me disseram que é a melhor, então estou muito entusiasmada”, relatou. Ela veio decidida pela Nutrição.

A prova de redação trouxe o tema “O Brasil e os imigrantes no mundo contemporâneo” para dissertação, e contou com um breve texto de apoio para situar o vestibulando. O resultado dessa terceira etapa do Vestibular de Verão da Urcamp já foi enviado aos concorrentes por SMS e também via e-mail e quem foi aprovado já pode comparecer na Central do Aluno para a efetivação da matrícula.

A Pró-reitora de Ensino, professora Virgínia Dreux, comemorou o resultado. “Foi muito boa a procura, as pessoas interessadas na nova proposta de ensino que a Urcamp está oferecendo e também a nota do último Enem, que pode ser utilizada” explicou. Ela lembrou que outras provas agendadas ainda serão oferecidas para quem não conseguiu comparecer nesse vestibular. A próxima data será no dia 18 de fevereiro, segunda-feira, às 14horas, no prédio central em Bagé e nos demais Campi. As inscrições acontecem pelo site: www.urcamp.edu.br.

Graduação I promete ser o Ensino Superior mais inovador da região

Há cerca de dois anos a Urcamp vem pesquisando sobre metodologias ativas, salas de aula invertidas, novos ambientes de estudo. Esse modelo, ao qual a Urcamp batizou de Graduação I 5.0, oferece métodos de ensino que apontam uma inversão no processo de aprendizagem, onde a meta é instigar o aluno a buscar e demonstrar conhecimento, destituindo o professor de seu papel de detentor do saber na medida em que o leva a uma condição mais complexa de mediador. O aluno, tradicionalmente acostumado a uma condição passiva, nessa forma ganha metas e responsabilidades e torna-se o protagonista na construção da aprendizagem. Assim, o estudante que entrar já no primeiro semestre de 2019, trabalhará projetos reais que vão solidificar o seu currículo, depois da conclusão da graduação.

O início do ano letivo será no dia 25 de fevereiro para os novos alunos e dia 27 para veteranos.