Demandas para os projetos integradores: o produto final como solução para empresas, instituições e comunidade

Interagindo Urcamp - demandas Plataforma Sou I

O novo currículo de ensino da Urcamp, denominado Graduação I, estrutura seus cursos baseado no ensino por competência, isto é, os acadêmicos são confrontados com problemas reais e passam a praticar integralmente, fundamentados pela teoria em sala de aula. Dentre as mudanças, e para consolidar a prática, o projeto integrador é o responsável por unificar o aprendizado, proporcionando aos estudantes a oportunidade de desenvolver uma solução para uma demanda enviada por um membro da comunidade, uma empresa ou uma instituição.

Desde a implantação da Graduação I, já temos 1009 demandas cadastradas e 887 projetos desenvolvidos por discentes em todos os cursos e câmpus da Urcamp. Estes trabalhos estão cadastrados na Plataforma Sou I, onde também estão registrados 583 mentores, 306 empresas e 180 pessoas da comunidade.

A Plataforma de Projetos Integrados é utilizada exclusivamente para o funcionamento do Projeto Integrador. Todos os alunos da Graduação I realizam o seu cadastro no primeiro contato com a aula de projeto, que ocorre nas quintas-feiras. Para que essa ferramenta de ensino funcione com êxito, cada parte tem seu papel fundamental enquanto engrenagem. Desta forma, a Urcamp acolhe empresa, instituição e comunidade gratuitamente, e o corpo discente, amparado por professores orientadores, têm a colaboração de mentores - pessoas e/ou profissionais com aptidão em um tema específico, que contribuem para o desenvolvimento do projeto até a esfera final, que é a apresentação de um produto como solução.

A participação da comunidade e empresas é a oportunidade de proporcionar aos estudantes a prática e, em contrapartida, recebem soluções que foram pensadas e estudadas durante todo semestre por um grupo de acadêmicos comprometidos, que são supervisionados por um orientador, e com a ajuda de um ou mais mentores. Além de receber um produto, as empresas têm acesso aos acadêmicos e suas expertises, pessoas que tão logo ou futuramente, podem ser candidatos a estágios e/ou empregos, pois mostraram suas competências ainda em sala de aula. Vale ressaltar que tanto o cadastro, quanto o projeto desenvolvido e apresentado com um produto de solução, não têm custo algum para o demandante.

Como funciona?

O acesso à Plataforma Sou I é simples. Basta acessar o endereço soui.urcamp.edu.br. O cadastro irá precisar de nome, e-mail e senha. Ao criar um perfil, o internauta precisa verificar qual será a sua função: aluno, professor, mentor, comunidade ou empresa. A complementação dos dados é uma decisão do ingressante, porém, no caso de empresa ou comunidade, irá contribuir para que os acadêmicos tenham acesso às informações relevantes para iniciar o projeto. Já no caso dos mentores, facilitará para que os estudantes encontrem o perfil ideal para o auxílio que necessitam.

Entenda os perfis

Aluno - estudantes matriculados no currículo da Graduação I, para que possam desenvolver uma solução em grupo, através da criação de um novo projeto.

Professor - orientador que auxiliará a turma no desenvolvimento do projeto.

Mentor - pessoa ou profissional que tenha experiência em determinada área, que contribuirá, de forma voluntária, auxiliando os estudantes com a prática do projeto.

Comunidade - Uma única pessoa, ou um grupo, que irá cadastrar demandas que considere importantes para que os alunos encontrem soluções.

Empresa - a empresa ou instituição irá realizar o seu cadastro para demandar problemas que encontram em sua área de atuação, para que os alunos, de forma gratuita, ofereçam uma solução que poderá ou não ser aplicada, por determinação do empresário ou representante.

Clique para conferir o Interagindo Urcamp sobre a mesma pauta.