Alunas do PIBID promovem Reencontro na Urcamp para discutir experiências

O Reencontro, na última sexta-feira, 12, mobilizou dentro da Urcamp, acadêmicos atuais do curso de Pedagogia que atuam no Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) e ex-pibidianos.

Como atrativo principal, os alunos promoveram uma palestra com a Coordenadora do setor de inclusão social da Secretaria Municipal de Educação de Bagé, professora Mara Rúbia Pinheirua, que fez uma série de relatos sobre situações vivenciadas com estudantes que precisam de uma atenção especial, muitos deles, por serem portadores de deficiência.

A atividade seguiu com uma troca de relatos de quem já participou do programa em anos anteriores e muito aprendizado e embasamento para quem está no Pibid.

Fernanda Madruga de Moura, do 5º semestre de Pedagogia, foi uma das organizadoras. “O Pibid faz com que a gente exerça a docência e, assim, nos possibilita ver a realidade de sala de aula. Me ajudou a crescer como profissional, a ver a diversidade dos alunos e a entender que cada um precisa de uma abordagem diferente”, destacou.

Ouvir e trocar experiências foi o que motivou Priscila Cavalheiro Granato, que concluiu o programa em 2015, a retornar à Urcamp. “Eu tinha que ver, pois o Pibid me acrescentou muito, já que eu não havia feito o magistério. Me ajudou a perder o medo de sala de aula e hoje aplico as técnicas que aprendi no meu trabalho, como cuidadora”, conta.

A coordenadora do Curso de Pedagogia, professora Viviane Gentil, diz que só pela Urcamp já passaram mais 250 pibidianos, dentre os cursos de Pedagogia, Educação Física e Ciências Biológicas. Ela foi uma grande incentivadora desse reencontro. “É uma grande oportunidade de troca de vivências, relatos e de valorização do nosso curso”, explica. A professora diz que praticamente todos os que passaram pelo programa estão colocados no mercado de trabalho. “O Pibid garante uma empregabilidade muito alta, porque as empresas têm um olhar diferenciado para este profissional, que viveu o dia a dia da profissão antes mesmo de ter a sua graduação concluída, então abre muita porta”, conclui.

O Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) é um incentivo do Governo Federal e começou em 2012 com a proposta de oferecer bolsas de estágios aos alunos de cursos presenciais, em escolas públicas. A intenção é antecipar o vínculo entre futuros mestres e as salas de aula da rede pública.

O Reencontro na Urcamp reuniu cerca de 50 ex e atuais pibidianos da Pedagogia, que atuam em Bagé.