Bem-vindo! Hoje é terça-feira, 22 de outubro de 2019

Alunos do Colégio da Urcamp Dom Pedrito plantam mais de 100 mudas na Semana do Meio Ambiente

Atividade aconteceu de maneira interdisciplinar sob orientação do professor de Ciências e Biologia Igor Messias Herzer Quintana

Dizem que o futuro começa hoje, em nossos jovens. No Colégio da Urcamp em Dom Pedrito, essa é uma das apostas. Em plena Semana do Meio Ambiente, os professores dos Ensinos Fundamental e Médio reuniram suas disciplinas para promover atividades integradoras, tendo como foco a preservação. Nesta quinta-feira, além da apresentação de um Seminário entre as quatro turmas da escola, os estudantes plantaram mudas junto ao professor de Ciências e Biologia Igor Messias Herzer Quintana.

A Semana do Meio Ambiente no Colégio da Urcamp Dom Pedrito iniciou na segunda-feira, dia 11. A proposta da escola foi promover palestras, debates, mesa redonda, seminários, apresentações artísticas e plantações de mudas nativas e frutíferas. Para o professor de Ciências do Ensino Fundamental e Biologia do Ensino Médio, Igor Messias Herzer Quintana, a prática serviu como complemento de tudo que vem sendo estudado. “Preservar precisa ser o verbo do momento. Estamos vivenciando a preocupação com o meio ambiente há tantos anos. Essa é a hora de fazermos a nossa parte e ver meus alunos tão engajados faz com que tenhamos certeza de que estamos no caminho certo enquanto educadores”, comenta o Biólogo que é egresso do curso de Ciências Biológicas da Universidade da Região da Campanha (Urcamp).

A atividade de seminário foi apresentada pelos alunos do oitavo e nono ano do Ensino Fundamental e do primeiro e segundo ano do Ensino Médio. Cada grupo falou sobre preocupações e preservações alusivas ao meio ambiente. Mas não foi apenas o conteúdo que chamou a atenção na sala de aula. Os estudantes são orientados quanto à explanação oral em suas apresentações, mantendo a postura e o domínio de conteúdo. De acordo com o professor Biólogo, essa é uma meta que o Colégio da Urcamp possui: prepará-los para eventos de pesquisa. “Há dois anos trouxemos prêmios do Congrega Urcamp para o colégio. A meta é repetir este mérito agora, em 2018. É por isso que os incentivamos tanto. Eles aprendem, desde cedo, a comportarem-se para eventos científicos, o que os assegura experiência para quando estiverem em bancos acadêmicos do Ensino Superior”, garante o Igor Messias ao informar que, inclusive, dentro da grade curricular estão aulas aos sábados, que têm por objetivo ensinar a montar trabalhos deste gênero.

Amanhã foi divida em dois momentos. Após as explanações teóricas no Seminário, o último grupo, do 2º ano do Ensino Médio, se apresentou com instrumentos musicais, trazendo para os colegas e professores uma composição própria onde, em um trecho, diz “Em todo esse mundo eu procuro esperança; um lugar mais limpo e saudável de viver; em todo esse mundo eu espero a mudança, para que alguém possa fazer acontecer”.

O encerramento das atividades aconteceu na área verde do campus Dom Pedrito. Mais de 100 mudas, entre nativas e frutíferas, foram plantadas pelos estudantes junto ao professor Igor Messias. A arrecadação das plantas aconteceram em dois momentos: 50% foram doadas pelo horto e as outras 50% vindas de uma gincana proposta pelo Biólogo. Também estavam presentes, representando suas respectivas disciplinas, os professores Elenise Loreto Schardong, Patrícia Ribas Rodrigues, Laís Frantz de Faria e Paulo César dos Santos Chagas. Quem acompanhou, ainda, o seminário e plantação foi a Diretora do Colégio, professora Virgínia Xavier Castilho.