Comitiva trata demandas de Bagé com vice-presidente da República

Em Cidade | Por Redação JM

Comitiva formada por lideranças bajeenses apresentou, na segunda-feira, 14, pautas estratégicas para a cidade, ao vice-presidente da República, Hamilton Mourão. A aquisição de um novo tomógrafo para o Hospital Universitário (H.U) Doutor Mário Araújo, mantido pela Fundação Attila Taborda (Fat/Urcamp), esteve na pauta discutida em Brasília. O projeto também foi debatido em audiência com o ministro Onyx Lorenzoni, na Secretaria-Geral da Presidência da República.

A reitora da Urcamp, Lia Quintana, que integra a comitiva, destaca que a Fat tem, por missão, servir à comunidade. Ao classificar como importante a relação institucional entre a Prefeitura de Bagé e a Fundação, Lia destacou que o novo tomógrafo vai cumprir uma função estratégica para a saúde bajeense. “Vamos dar o suporte, via SUS (Sistema Único de Saúde), para a marcação da Radioterapia, que é feita com o tomógrafo, através de um exame de tomografia”, pontua.

Reconhecendo a atuação da reitora no processo de reabertura do HU, o prefeito de Bagé, Divaldo Lara, do PTB, relembrou a importância do tomógrafo para zerar a fila de espera por exames no município, reforçando, porém, a necessidade de buscar um novo equipamento. “Muito serviu ao SUS. Prestou um grande serviço, mas já está velho. Por isso pedimos a Mourão um novo tomógrafo para o HU. Custa mais ou menos R$ 1 milhão”, detalha.

Ao vice-presidente também foi apresentado um projeto relacionado ao Laboratório Pós-Covid. O serviço, que já é oferecido pelo Hospital Universitário, visa a reabilitação de pacientes que foram internados com a doença, e pode ser ampliado com auxílio financeiro. “Já estamos trabalhando com a reabilitação, dentro das unidades. A recuperação pós-covid é muito importante, inclusive para que as pessoas retornem ao mercado de trabalho”, definiu a reitora Lia.

O secretário de governo, Ronaldo Hoesel, explica que, na agenda junto ao vice-presidente, também foi tratada a liberação de máquinas para a manutenção de estradas e vias urbanas. O município, ainda de acordo com Hoesel, apresentou 30 projetos ao governo federal. As propostas podem ser atendidas pela União ou contempladas através de emendas parlamentares.

Divaldo revela que a comitiva encaminhou um pedido a Mourão, para que faça a articulação, junto ao governo federal, para a liberação dos kits de máquinas. “Agora que temos a aprovação do orçamento geral da União, encaminhamos para o vice-presidente um pedido para que, nesse momento, faça a articulação, junto ao governo federal, à Ministra (da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) Tereza Cristina e ao Ministro (Desenvolvimento Regional) Marinho, para que Bagé receba máquinas e equipamentos, porque temos mais de mil quilômetros de estradas no nosso município que precisam de manutenção”, salientou.