Urcamp prepara acolhida aos colaboradores no início de ano letivo através de live

A data em que a pandemia completa um ano em Bagé, também marca um ano de atividades realizadas de forma remota na Urcamp. Esse distanciamento do local de trabalho, sem as convivências diárias, a perda de amigos e familiares, agravado pela falta de perspectiva em um cenário mais otimista próximo, afeta diretamente a saúde mental da população. E justamente para minimizar esses impactos e oferecer apoio emocional, a instituição inicia, na quinta-feira, uma série de atividades de acolhimento através da campanha “Urcamp te abraça”.

Coordenador da Comissão Própria de Avaliação, Glauber Pereira explica que a ideia surgiu como uma conversa com os colaboradores para oferecer amparo durante a retomada do ano letivo. A proposta recebeu o apoio do Núcleo de Aperfeiçoamento Pedagógico da instituição e da Pró-Reitoria de Ensino da instituição e será desenvolvida com o curso de Psicologia e Núcleo de Apoio ao Discente e Docente (NADD). “(A pandemia) Tem feito com que a gente, em distanciamento social, também fique um pouco mais triste, mais isolado nesse sentido emocional. Então a gente vai preparar um tema que nos dê forças, nos ampare, nos dê um abraço para a gente seguir a nossa caminhada. Entendemos que deve haver o espaço da perda, de se entristecer pelos parentes, mas também tem que reservar um espaço de energia e agir de maneira a proteger também os nossos colegas, que também estão se esforçando para manter o ensino, para manter suas vidas frente à realidade da pandemia”, explica.

Virgínia Dreux, pró-reitora de Ensino, reforçar que a atividade foi pensada de modo a acolher toda comunidade acadêmica – professores e funcionários - como forma de suporte emocional a todos diante do momento atual. Ela relembra que a ideia já vinha sendo pensada entre CPA e NAP, mas foi definida após o falecimento de uma professora muito querida na comunidade acadêmica, Mana Risch, em decorrência do vírus. “Nosso papel de acolher todos os nossos colaboradores é fundamental nesse momento. Nas próximas semanas, vamos estender a ação para outros cursos da Urcamp, cada um dentro de sua área de saber, para ver de que forma podem auxiliar a comunidade com questões que amenizem os impactos da academia”, diz Virgínia.

Responsável pela primeira atividade da campanha “Urcamp te abraça”, a professora Adriana Brito dos Santos de Moraes é docente da instituição, mestre em Saúde do Ciclo Vital, tendo como linha de pesquisa a saúde ocupacional. Ela adianta que a ideia da conversa inicial é abordar a forma com que estamos lidando com essas questões de transformação, em relação à saúde mental, enquanto pessoas frente a uma pandemia sem precedentes na história do século XXI, com enfoque nos reflexos disto dentro do universo do trabalho.

A conversa será transmitida ao vivo, através do canal da Urcamp no Youtube, a partir das 18h de quinta-feira, dia 18.