Aula Inaugural de Sistemas de Informação da URCAMP lota Teatrinho

O evento da última sexta-feira reuniu acadêmicos, professores, funcionários e estudantes de outras instituições de ensino médio, técnico e superior

Vivemos na era da tecnologia. Nos comunicamos através de plataformas que, a cada dia, se tornam um pouco mais essenciais em nossa rotina. Das conversas em roda, passamos a interagir em grupos de aplicativos e, aquelas memórias, anteriormente fixadas na lembrança, hoje aparecem no calendário do site de relacionamento. Porém é necessário entender esse universo como uma ciência e esse foi um dos objetivos da Aula Inaugural do curso de Sistemas de Informação da Universidade da Região da Campanha (URCAMP), na última sexta-feira, 13. Entre palestras e mostras de iniciação científica, o Teatrinho da Urcamp foi o cenário para troca de saberes entre acadêmicos, professores, profissionais e estudantes de outras instituições.

De acordo com a Coordenadora do curso, professora Maria Elaine Léon, o evento foi elaborado com a função de fomentar a iniciação científica. “Entre docentes e discentes de Sistemas de Informação, organizamos a apresentação de projetos de pesquisa e extenção e demais ações desenvolvidas em nosso curso, com enfoque na integração dos alunos com professores e funcionários da Assessoria de Tecnologia da Informação (ATI – URCAMP)”, explica ao destacar que a programação teve, ainda, as palestras ‘Empreendedorismo Digital’, ministrada pelo professor Franco Sampaio, e ‘Carreira de TI: De onde viemos e para onde vamos?!’, com o professor Fernando Fagonde.

No credenciamento, os participantes receberam brindes do curso de SI, como botons e porta carregador de celular personalizados, além de bolsinhas do Portal V8 – empresa do professor Franco Sampaio que foi parceira do evento. Por falar em público, todas as cadeiras do Teatrinho foram ocupadas. Além dos alunos da URCAMP, compareceram à Aula Inaugural estudantes da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSul), Fundação Bradesco e colégio Carlos Kluwe. “Ficamos muito contentes já que o nosso foco eram justamente o ensino médio e eles estavam lá. Na recepção, os inscritos elogiaram o evento ser de caráter aberto à comunidade e, também, a arrecadação de alimentos não perecíveis – que não era obrigatório, mas que quase todo mundo doou”, comemora a professora Maria Elaine Léon.

Os resultados do evento foram alcançados. A Coordenadora enfatiza: “Nosso intuito era propiciar momentos diversificados, em que o aluno se utilize de um modelo colaborativo para compor sua aprendizagem e, enfatizando o papel complementar de melhoria em sua análise crítica, maturidade intelectual, compreensão da área de tecnologia como ciência, como também, das possibilidades futuras em nível acadêmico e profissional, pois construímos nossos saberes e caminhada profissional dentro e fora da sala de aula”, finaliza.

Próximos eventos

Através da nova organização do curso, o Calendário de Eventos de Sistemas de Informação - SI, traz como proposta atividades, seminários, palestras e ações de extensão e sociais, para que os futuros colegas de profissão, desde o 1º semestre, já coloquem em prática o que é proposto em aula. O próximo encontro acontece no dia 28 de abril, na Feira Latino Americana de Software Livre (Flisol), no Complexo Cultural do Museu Dom Diogo, das 9h às 18h.

O FLISOL é um evento que acontece no 4° sábado de abril anualmente na América Latina, desde 2005 e a Urcamp vem organizando e sediando o encontro desde 2017. Seu objetivo principal é promover o uso de Software Livre mostrando ao público em geral o que é sua filosofia, abrangência, avanços e desenvolvimento.