Direito lança projeto relacionado a crimes contra os idosos em tempos de coronavírus

O estudo, dentro da disciplina Projeto Integrador da Graduação I, módulo II, ministrado pela Professora Civana Ribeiro, em São Gabriel, resultou numa pesquisa, que visa esclarecer as pessoas sobre todas as determinações do Estatuto do Idoso. O trabalho identificará os principais casos de violência, como exploração física, financeira, emocional e abandono, por exemplo, ocorridos no município de Rosário do Sul, durante o período de isolamento social provocado pela COVID 19, no intuito de reproduzir informações claras e seguras através das redes sociais e programas na rádio local, com foco nos idosos e população em geral. A ideia é dar suporte de informações, através do projeto, ao grupo de vulneráveis, para que se tenha conhecimento em relação as diferentes formas de penalidades aplicáveis no caso de prática destes crimes. O projeto busca ainda delatar situações que envolvem idosos em situação de risco.

O grupo é formado pelos acadêmicos Bernardo Torquato de Oliveira, João Vítor Pacheco Macedo, Rafael Moreira Miranda e Vandersom Rogério Rodrigues de Souza. Além da orientação da professora que ministra o projeto, os alunos também contam com o apoio dos demais professores do módulo, Ana Paula Torres, Ana Paula Pinto da Rocha, Sérgio Gomes, Luis Eduardo Benites e do gerente regional da Rede Fronteira de Comunicação, Moacyr Guazina, que propôs a demanda, como mentor do trabalho.

A professora Civana Ribeiro, diz que a iniciativa ajuda na formação do profissional, enquanto cidadão. “Entendo que esta ação que estamos desenvolvendo são de grande valia para os alunos, que estão refletindo em relação a comunidade a qual eles vivem, e assim, estão se habilitando a buscar soluções para estes problemas reais. É a Urcamp se inserindo na comunidade, oferecendo um produto que nesse momento excepcional que estamos vivendo, pode ajudar muitas pessoas que estão vulneráveis ou em situação de risco”, avalia.

Dentro desse projeto, os acadêmicos produziram peças publicitárias, com situações de risco que envolvem a pessoa idosa. O material será publicado nas mídias sociais e site da Urcamp e redes sociais dos alunos, como forma de prevenção.