O papel do Farmacêutico frente à pandemia do coronavírus

por Diego Rodrigues
Acadêmico de Jornalismo da Urcamp

Em meio à pandemia do novo Coronavírus, a procura por farmácias representa a primeira possibilidade de acesso ao cuidado da saúde, seja pela busca de medicamentos, álcool em gel, luvas ou máscaras cirúrgicas. O farmacêutico tem fundamental importância no combate à doença. Ele atua em diferentes e complementares áreas, como na realização de testes que auxiliam no diagnóstico, na pesquisa e desenvolvimento de medicamentos e na educação em saúde através da orientação à população em relação às práticas de higienização e outras medidas que devem ser adotadas.
A reportagem do Jornal Minuano entrou em contato com esses profissionais para saber como anda a participação deles batalha contra o novo vírus.

"É preciso ter confiança", diz profissional

A mestra em Parasitologia e professora do curso de Farmácia da Urcamp, Cíntia Lima Ambrózio, explica como é estar na linha de frente como bioquímica. "É preciso ter confiança e firmeza nos nossos conhecimentos, tendo a convicção de que somos muito importantes e que nosso trabalho é fundamental para a população, buscando manter a calma por meio de todo o conhecimento científico", relata. Cíntia explica o papel do farmacêutico nas análises clínicas para o diagnóstico de patologias, realizando os exames. "A partir dos resultados confirmados pelo farmacêutico, o médico poderá seguir o protocolo de atendimento para o COVID-19", frisa.

Cuidados no atendimento
Dentro das drogarias é importante o conhecimento do profissional de farmácia. A também professora da Urcamp, mestra em Educação na Saúde e sócia-proprietária de uma drogaria na cidade, Raquel da Silveira, comenta sobre a atuação dentro das farmácias. "O farmacêutico é um profissional que está habilitado para prestar esclarecimentos à população sobre o Covid-19, além de estar vendendo os EPIs, álcool em gel, luvas e máscaras", destaca.
Raquel também relata os cuidados necessários nestes estabelecimentos. "As farmácias devem ter o cuidado de manter o distanciamento entre os clientes, preferencialmente com marcações no ambiente, devem atendê-los individualmente para evitar aglomerações. Os atendentes devem utilizar máscara para proteção individual e devem lavar as mãos ou usar álcool em gel a cada atendimento ou quando for necessário. Cabe ainda ressaltar a especial atenção que o farmacêutico pode dar aos idosos e aos portadores de doenças crônicas, que têm se apresentado como a população mais vulnerável ao Covid-19", explica.
Já Rafael Oliveira dos Reis, doutor em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde e professor do curso de Farmácia da Urcamp, explica como os farmacêuticos estão auxiliando no processo de pesquisa. "Estes profissionais estão participando ativamente no desenvolvimento de vacinas, de medicamentos para o tratamento e de métodos de diagnóstico", conclui.