Curso de Sistemas de Informação inicia pesquisa que resultará em livro

Em busca de reconstituir a memória da informatização na região da campanha, o curso de Sistemas de Informação da Urcamp, através de sua Coordenadora, professora Me. Maria Elaine León, iniciou, esta semana, uma pesquisa histórica que tem como fundamento lançar o seu primeiro livro. O projeto reúne docentes, ex professores, alunos, egressos de SI e EdiUrcamp, além dos cursos de História e Jornalismo.

Em 2018, o curso de Sistemas de Informação da Urcamp completa 28 anos. Em seu calendário de eventos e extensão alusivos à celebração, está o lançamento do livro ‘Restore SI/Urcamp: reconstituição histórica dos 28 anos do curso na visão de docentes e alunos’. De acordo com a Coordenadora, professora Me. Maria Elaine Léon, a pesquisa, realizada junto ao curso de História, já está em andamento através de entrevistas semi-estruturadas. “Se temos profissionais na área de Tecnologia da Informação – TI, é em função do curso da Urcamp. E é exatamente essa a nossa ideia: reviver a memória dos pioneiros que foram professores e alunos do nosso curso, hoje denominado SI, mas que foi fundado em 1991, com o nome curso de Informática”, explica a Mestre ao complementar: “A publicação, que será feita pela EdiUrcamp, visa abordar diversas gerações de profissionais que abriram caminho para as posteriores, vindouras da era onde o smartphone, por exemplo, é, hoje, a extensão de nosso trabalho e vida social”, conclui.

A pesquisa histórica irá resgatar os dados mais importantes do curso, inclusive com egressos que hoje trabalham na área de TI no exterior. O projeto, que teve início esta semana e será concluído em dezembro do corrente ano, engloba, ainda, os cursos de História e Jornalismo da Urcamp. Além do livro, os dados coletados serão a base para um documentário audiovisual, cujo roteiro terá o mesmo foco da obra.