Tabajara Ruas palestra, hoje, para alunos da Urcamp

O distanciamento social não alterou a qualidade das atividades realizadas através das plataformas virtuais. Uma prova disso é o ciclo de palestras on-line, iniciado ontem, que substituiu as atividades da Semana Acadêmica dos cursos de Jornalismo e de História. Diferente dos anos anteriores, em que a programação contava com atividades presenciais, neste ano todas as palestras serão on-line, trazendo grandes nomes de suas respectivas áreas de atuação, como Tau Golin e Tabajara Ruas. Com a temática "História e Produção Midiática sob a perspectiva do Patrimônio Cultural", a atividade é uma parceria entre os cursos de História e Jornalismo da Urcamp.
A primeira palestra aconteceu na noite de ontem, com a participação do historiador e jornalista, Tau Golin, que falou sobre "Identidade de Fronteira e Patrimônio Cultural", onde lançou luz sobre características do povo fronteiriço e da integração entre duas nações.
Coordenador do curso de Jornalismo da Urcamp, Glauber Pereira destaca que Golin "chamou atenção para o fato de que a fronteira não deve ser apenas um limite. Deve ser um território onde as pessoas se conduzem com respeito. A isso, ele chama de fronteiridade, que é uma coisa positiva, tem haver com o que o mundo precisa hoje, a unidade, humanidade", aponta.
Coordenadora do curso de História, Clarisse Ismério aponta que o ciclo de palestras trouxe grandes nomes das áreas de atuação, em uma atividade interdisciplinar, que garante aos acadêmicos a "oportunidade de conhecer as experiências e intelectualidade dos profissionais, que são inspiradores para quem está no início de uma caminhada acadêmica".
Hoje é a vez do cineasta Tabajara Ruas, responsável pela direção de clássicos do cinema gaúcho como "Netto perde sua alma", "Os Senhores da Guerra" e o recente "A cabeça de Gumercindo Saraiva", falar sobre realidade e ficção, cinema e história em sua obra, a partir das 19h. Amanhã, o encontro virtual é com o jornalista Antônio Hohlfeldt, que conversa com os acadêmicos sobre a pesquisa da História do Jornalismo. 
As palestras acontecem através do Google Meet e a inscrição pode ser feita através do link de eventos, no site da Urcamp.