Curso de Qualificação para Pessoas com Deficiência reforça o papel comunitário da Urcamp

A aula desta quinta-feira contou com a participação da Assistente Social do INSS de Bagé Kelcia Cordeiro, que falou sobre o sistema previdenciário e seus conceitos. Ela destacou as principais programas e auxílios oferecidos a crianças, idosos e trabalhadores fragilizados oferecidos pelo governo. “Acho muito apropriado, é uma oportunidade das pessoas se qualificarem e isso significa mais oportunidade de acessarem o mercado de trabalho, porque uma das principais barreiras da pessoa com deficiência é a falta de qualificação”, revela.

O curso, desenvolvido em 120 horas iniciou na primeira quinzena de julho e busca qualificar pessoas com deficiência (PCD) que buscam profissionalização para, posteriormente, acessar o mercado de trabalho.
Os objetivos principais do curso é desenvolver um Projeto de Qualificação Profissional para a Inclusão de PCD no Mercado de Trabalho; proporcionar conhecimentos específicos através de cada módulo; oportunizar vivências de atuação profissional, através do estágio prático supervisionado; e incentivar a autonomia dos participantes.

Esta semana o curso ganhou uma intérprete de libras. Daniela Sturza trabalha com libras desde 2011 e destacou a necessidade de um curso como este para a sociedade, como um todo. “Estou entusiasmada. A iniciativa do curso é fundamental, não só para a Instituição mas é relevante para a comunidade, que agora tem a oportunidade de contratar pessoas capacitadas”, diz.

As aulas acontecem na Urcamp, de segunda a sexta-feira, no horário das 13h30min às 17h30min. Essa é a segunda edição do curso, a primeira foi realizada em 2016. Desta vez foram 20 alunos inscritos.