Urcamp manterá aulas utilizando plataformas digitais

Tendo em vista a crescente de casos suspeitos e confirmados de coronavírus no País e no Rio Grande do Sul, a Urcamp anunciou, na tarde desta segunda-feira, dia 16, novas ações preventivas, visando zelar pela saúde de alunos, professores e colaboradores. A Instituição de Ensino Superior comunicou a manutenção de aulas por meio de suas plataformas digitais, a partir de quarta-feira, dia 18, suspendendo agendas presenciais.
Durante assembleia reunindo o corpo técnico da Urcamp, a reitora Lia Maria Herzer Quintana reconheceu que, na atualidade, se vive "uma situação que nunca foi vivida". Isso, segundo ela, por ser a primeira vez em que uma pandemia global é registrada em uma época em que a difusão de informações é ágil e planetária. "Perante isto, precisamos, antes de tudo, ter cautela. E adotamos uma medida de cautela. Nós, hoje, estamos deixando as atividades presenciais, mas através dos mecanismos digitais que temos, podemos garantir o ensino aos nossos estudantes", mencionou.
As medidas iniciais, adotadas na semana passada, consistiram na disponibilização de álcool gel em todos os setores e a orientação para que acadêmicos que tivessem viajado para o exterior de que permanecessem, em casa, pelo período de 14 dias. Agora, a nova decisão amplia a frente preventiva ao contágio do vírus dentro da Instituição.
A utilização pelas plataformas digitais, como evidenciou o vice-reitor, Fábio Josende Paz, busca permitir que estudantes não tenham suas atividades acadêmicas comprometidas, ao mesmo tempo em que poderão estar protegidos. "Estaremos, nos horários das aulas, disponíveis para os alunos. Poderemos passar atividades e acompanhar tudo, inclusive interagindo com cada um deles através de nossas plataformas", ressaltou.
Mudanças a partir de quarta-feira
Responsável por conduzir as conversas com professores de todos os campi, ontem, via videoconferência, a pró-reitora de Ensino, Virgínia Dreux, adiantou que, durante a segunda e esta terça-feira, as ações serão focadas na preparação dos docentes para as mudanças que ocorrerão dentro dos cursos presenciais. "A partir de quarta-feira, começarão as atividades no moodle (sistema on-line utilizado), seguindo o cronograma e os horários normais. Ou seja, os professores estarão disponíveis para atendimento conforme já estabelecido anteriormente, só que pela internet", frisou.
Outra mudança, esta específica para os cursos do Ensino a Distância (EAD), é que os encontros presenciais seguem normais, porém, o professor estará ministrando a aula, mas os alunos não assistirão presencialmente, somente por videoconferência.