Urcamp participa do lançamento da Frente Parlamentar da Ciência, Tecnologia e Inovação, na Assembleia Legislativa

Vice-reitor e Gerente de Campus e Inovação da Urcamp estiveram presentes e já anunciam o estudo da instalação da primeira incubadora da Instituição de Ensino

O vice-reitor da Urcamp, professor Fábio Josende Paz, junto ao Gerente de Campus e Inovação, Leandro Pires, participaram do lançamento da Frente Parlamentar da Ciência, Tecnologia e Inovação, na tarde desta segunda-feira, 17, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. A proposição é do deputado estadual Fábio Branco (MDB), e tem por objetivo fomentar o tema para o desenvolvimento do RS, reunindo em sua instalação reitorias acadêmicas, direções de parques tecnológicos, além do Governo do Estado e de deputados de diversos partidos.

Para o vice-reitor da Urcamp, professor Fábio Paz, que participou junto à reitora Lia Quintana de todo processo de mudança da Instituição acerca da tecnologia e inovação, a Frente Parlamentar vem ao encontro de tudo que a ICES está estudando e trabalhando para implementar. “Nas falas do dia, foi ressaltado que, hoje, 12% da produção científica, no Brasil, sai do Rio Grande do Sul; somos o segundo estado com o maior número de doutores do país. Neste contexto ainda foi abordada a importância das instituições de ensino superior e, principalmente, do Comung no envolvimento com a inovação”, ressaltou ao destacar que a Urcamp irá inovar ainda mais, contemplando toda região da Campanha. “Estamos caminhando para abrir a nossa primeira incubadora, então essa Frente Parlamentar irá nos auxiliar em todo esse processo. Neste momento, estamos estudando e nos preparando”, completou.

Idealizador da proposta, o deputado estadual Fábio Branco (MDB) destacou a importância de um ambiente receptivo e propício ao debate, bem como os recursos de conhecimento no Estado, capazes de qualificá-lo e torná-lo mais competitivo ao setor produtivo. “Somos referência em ensino superior e em parques tecnológicos. Temos uma política de Estado que agrega essas vertentes e que, portanto, está comprometida em atuar como uma indutora do desenvolvimento em diferentes regiões”, considerou o deputado Fábio.

Para o deputado, alinhar as fontes de conhecimento ao setor produtivo é imprescindível para um Estado cada vez mais protagonista e moderno. “O maior programa social que existe é aquele que gera emprego, agregando valor para a nossa matéria-prima”, afirmou.

Em nome do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), o vice-presidente e reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Evaldo Antonio Kuiava, apresentou os dados referentes a pesquisas desenvolvidas em instituições de ensino superior gaúchas. O secretário estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís da Cunha Lamb, por sua vez, dispôs as diretrizes para o alcance de resultados.

A Frente Parlamentar

A intenção é proporcionar, no Legislativo Gaúcho, um ambiente de discussão entre o poder público e os principais setores de educação e pesquisa do Estado, capaz de acompanhar e avaliar as matérias vinculadas à inovação, ciência e tecnologia que sejam essenciais para melhorar a produtividade e a competitividade do setor produtivo e industrial gaúcho.

A partir da abertura dos trabalhos, as reuniões ocorrerão a cada 45 dias, sempre com pautas definidas em conjunto pelo grupo.