Jogos de Integração marcam primeiro encontro de todos os colégios da Rede Urcamp, em São Gabriel

Um evento esportivo que ia além do que qualquer medalha de ouro ou troféu poderia oferecer: eles estavam ali pela integração. Pelo conhecimento. Pela intervenção de serem parte de um mesmo grupo, separados por cidades distantes. Ali, naquele campus, todos eram, apenas, Urcamp. O Colégio da Urcamp, segmentado em quatro partes. São Gabriel sediava, na sexta-feira, 13, o primeiro encontro de todas as escolas da rede. O evento reuniu alunos dos ensinos fundamental e médio e contou com o apoio dos acadêmicos do curso de Educação Física de SG.

Para a anfitriã do I JINTEM, Diretora do Colégio da Urcamp de São Gabriel, professora Marta Menezes Dias, a integração era algo que todos almejavam e que, finalmente, estava sendo realizado naquela sexta-feira de sol. “A nossa acolhida é integrar as escolas, através do esporte, do ar livre, da estrutura que temos aqui. Esse evento nos proporcionou reunir não apenas os colégios da Urcamp, mas também familiares, acadêmicos e egressos”, comenta ao destacar que as excursões já estão marcadas para duas outras datas. “Vamos para o CineCamp, em Sant’Ana do Livramento, e para o Dia da Integração, em Alegrete. As escolas estão organizando eventos para que nós possamos interagir e levar nossos alunos ao encontro daqueles que são parte da mesma rede”.

E por falar em integrar, os jogos, que aconteceram nos turnos de manhã e tarde, reuniram não apenas os estudantes de ensino fundamental e médio, como também os acadêmicos do curso de Educação Física do Campus de São Gabriel. Eles foram os responsáveis por apitar os jogos, organizar parte do evento, mesários nos jogos de quadra, e cronometragem no atletismo.

O evento contou com dança, capoeira, handebol, futsal, atletismo, e outras atividades ao longo do dia. No total, 150 alunos dos Colégios de Alegrete, Dom Pedrito, São Gabriel e Sant’Ana do Livramento participaram do I JINTEM. Para o professor de Educação Física do Colégio e da Graduação de São Gabriel, Adriano Saldanha Teixeira, quem bateu um bolão foi a internet. Ele inventou uma nova força de integração através de grupos de WhatsApp. Todos os alunos forneceram seus contatos e depois eles poderiam pegar um número. A partir de então, foram criando grupos. Horas mais tarde, além de diversos grupos, muitos já saiam de São Gabriel com novos amigos. “Eles estão sempre com o celular na mão. Já faz parte da rotina. Como a nossa ideia era a de explorar a integração em todos os âmbitos, optamos por implementar essa atividade. E deu certo. Somos uma mesma rede, mas não tínhamos vínculo. Agora estamos integrados, também, pelo celular”, conclui.

Entre os jogos, os alunos puderam interagir na área verde do campus, onde está localizada a pista de atletismo. Eles formaram rodas de conversas e já saíram combinados para o próximo encontro: Sant’Ana do Livramento.