Sarau Noturno da História reúne outros cursos pra enaltecer cultura e patrimônio cemiterial

Na noite de sábado, 15 de agosto, ocorreu um evento cultural proposto pelos integrantes do Sarau Noturno. A noite iniciou com palestra da Dra. Fernanda Pedrazzi, docente de UFSM, com o tema "A importância dos cemitérios como guardiões do patrimônio". Na segunda parte os acadêmicos dos cursos de Arquitetura, Direito, Ciências Biológicas, Nutrição e Psicologia, que participam do Sarau Noturno, apresentaram seus personagens e falaram sobre os capítulo que estão escrevendo para o novo livro.

O evento foi iniciado pela Pró-reitora de Ensino, Virgínia Dreux e pelo Vice-reitor Fábio Paz. A atividade foi presidida pelos integrantes da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais (ABEC), da Red Iberoamericana de Estudos Cemiteriais, mestrandos do Programa de Pós-Graduação de Patrimônio da Universidade de Santa Maria, o consultor Daniel Sperb, a Coordenadora do Curso de Administração, Rita Jorge, Ana Zago, responsável pelos Projetos de Ensino, professoras, acadêmicas da Urcamp e comunidade.

O coordenador do Curso de Farmácia da Urcamp, Dr. Guilherme Bragança deu um depoimento emocionado relatando sua participação no Sarau Noturno, no processo de coleta de dados da pesquisa e nos 13 anos de apresentação do evento. Foi um marcante no qual se evidenciou a importância da preservação dos cemitérios por sua importância histórica e patrimonial. A coordenadora do Curso de História, Dra. Clarisse Ismério, criadora do Sarau Noturno, destacou a importância do projeto na formação humanística dos acadêmicos e na conscientização da preservação do patrimônio.

A professora Ângela Carretta, coordenadora do PIBID, salientou a trajetória do Sarau Noturno como projeto de extensão e a importância de sua transformação em projeto de ensino. E também fez questão de destacar que já assistiu 5 apresentações na modalidade presencial.

No dia 31 de outubro, às 20h ocorrerá a 1a apresentação virtual do Sarau Noturno e todos estão convidados.