Curso de Jornalismo da Urcamp desenvolve campanha contra Fake News

Os estudantes do segundo módulo da Graduação i, do curso de Jornalismo da Urcamp, estão desenvolvendo uma campanha de defesa da informação e combate às Fake News. A iniciativa, denominada "Notícia Falsa é Crime", faz parte do projeto Laboratório Minuano, que busca utilizar o Jornal Minuano, como veículo da Instituição de Ensino, a fim de aproximar a prática jornalístico-acadêmica e o público leitor.
As postagens estão sendo publicadas nas páginas do Facebook e Instagram do veículo. "Os alunos escolheram este tema por ser um assunto de extrema relevância nos dias atuais. A intenção é alertar para este crime chamado Fake News", afirma Cristiane Pereira, professora orientadora da atividade.
Os estudantes criaram o logo da campanha, as postagens e textos. "Em um momento como esse, em que as notícias mentirosas têm dominado as redes sociais, local que muita gente se informa, é importante que nós, estudantes de Jornalismo, estejamos preparados para lidar com essa situação, que saibamos ajudar as pessoas a identificarem uma fake news. É muito importante que as pessoas saibam, primeiramente, os passos mais básicos, que crie um escudo próprio contra a notícia falsa, e é aí que estamos atuando", explica Lucas Machado, um dos estudantes participantes.