Seminário destaca papel da CPA para avanços na Urcamp

Durante três dias, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Urcamp realizou o seminário virtual “Avaliação Institucional – o papel da CPA”. O último encontro foi realizado na tarde de quarta-feira (16) e teve como finalidade apresentar o valor do trabalho realizado, cujo propósito é apontar rumos de melhorias à instituição, sempre com base em evidências.

Dentro desse processo há pesquisas e aplicação de questionários junto a alunos, gestores, funcionários e professores. A legislação do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior – Sinaes - determina que as CPAs mantenham em dia avaliação docente e institucional de maneira regular, além de acompanhar e oferecer relatos sobre avaliações externas. A essa tarefa, a CPA somou aplicação de pesquisas sobre a satisfação de estudantes durante o período de distanciamento social ocasionado pela pandemia do Novo Coronavírus. A Covid-19 obrigou instituições de ensino a manter suas atividades virtualmente, em regime de trabalho remoto e aulas virtualizadas. Mas com o tempo, a Urcamp passou a identificar estratégias para amenizar a situação e até utilizar o momento para inovar. E assim ocorreu o seminário, aberto a todos e com participação de todos os campi.

No primeiro dia, o seminário contou com participação de Denizar da Silva Melo, presidente da CPA da PUC-RS. Na oportunidade, Melo apresentou aos integrantes da comissão da Urcamp e da comunidade acadêmica a experiência de sua instituição sobre as etapas de avaliação institucional, as ferramentas para essa autoanálise e de que forma o processo impacta nas ações de planejamento das instituições de ensino superior.

O segundo dia teve como pauta "A avaliação docente institucional como ferramenta para gestão de cursos superiores", a cargo da presidente da CPA da Unicruz-RS, Maria Cristina Schettert Moraes. E ontem, a programação encerrou com um painel para o qual foram convidados o vice-reitor da Urcamp, Fábio Paz, e a pró-reitora, Virgínia Paiva Dreux, além de integrantes da CPA. Todos os vídeos do seminário ficarão disponíveis para exibição no canal @urcampoficial, no YouTube.

A importância do trabalho

Atualmente, a CPA tem como presidente Glauber Pereira. Também fazem parte Mônica Palomino, Vilmar Pina, Ana Carolina Zago, Cleia Siqueira, Ivens Vargas, Fernando de Menezes, Ana Paula Torres, Ricardo Barcellos, Tatiele Moreira e Elis Dias.

A CPA foi instituída, na Urcamp, em 2004. Com caráter autônomo e regimento próprio, a principal finalidade é contribuir, por meio de avaliação interna, para melhoria da instituição e a relação com funcionários, gestão, alunos e a comunidade. Além de funcionar como autoavaliação, ela também acompanha os processos de avaliação externa da instituição. A partir desse trabalho que as mudanças, metas e novos projetos passam a ser desenvolvidos.

Regido pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes), o trabalho da CPA é dividido em 10 dimensões. Nesse processo são aplicados cinco eixos: planejamento e avaliação institucional; desenvolvimento institucional; políticas acadêmicas; políticas de gestão e infraestrutura.

Modificações na realidade do aluno

Vice-reitor, Fábio Paz aponta que, a partir do trabalho de aplicação dos questionários realizado pela CPA e, consequentemente, pelo contato com o aluno, a instituição consegue traçar metas mais precisas sobre o que melhorar. Nesse sentido, cita como o exemplo à evolução do Portal do Aluno e da internet no ambiente da instituição. “Isso nos deixa feliz, por isso, continue nos avaliando. Isso permite que possamos sempre melhorar em nossa oferta de serviços, mas, também, para manter elevada a avaliação externa. Os alunos vivem a rotina diária da instituição, por isso responder esses questionários é muito importante”, destaca.

Engajamento com estudantes

Pró-reitora de Ensino, Virginia Dreux também é enfática ao destacar o papel da CPA para que a Urcamp passasse por uma série de avanços nos últimos anos. “Essas melhorias tiveram engajamento a partir das avaliações. Já participei da CPA e sei da sua importância. Ela elabora instrumentos e questões que são revistas semestralmente, anualmente. Não é um trabalho fácil”, destaca. Para Virginia, os últimos bons resultados das avaliações externas se devem às evidências que sustentam o trabalho realizado. “Os avaliadores vieram e enxergaram o que estava acontecendo. Usamos a Graduação I como um marco na Urcamp, mas também há destaques para melhorias no sistema, Portal do Aluno, o Cômpeto. Antes, chegava numa mesa e tinha pilhas de processo para despachar, e o aluno passava por uma burocracia grande. Então, esse feedback é muito importante para oportunizar mudanças positivas”, aponta.