Alunos de Jornalismo inauguram projeto de Cineclube na Urcamp

Por Sharon Maia e Bianca Vaz

Acadêmicas do Curso de Jornalismo

O curso de Jornalismo da Urcamp dará início no próximo sábado ao projeto CineClube UrcampDocumenta. A atividade de cineclubismo é aquela que oferece ao público sessões de cinema com debate e análise das obras. A primeira edição apresentará o filme documentário Tropicália, de Marcelo Machado, no dia 19 de outubro, das 14h às 17h, no Salão de Atos da Urcamp. O encontro terá como debatedores a professora de música da Unipampa, Luana Zambiazzi dos Santos, e o ator e ex-secretário de cultura de Bagé, Sapiran Brito, com a mediação dos acadêmicos Augustho Soares e Murilo Alves.

O Cineclube é uma iniciativa do coordenador do curso, jornalista Glauber Pereira, para integrar os projetos de ensino/extensão que levam benefícios à comunidade aos componentes curriculares das aulas. “Nesse caso, o projeto beneficia a formação de público novo, preparando as pessoas não apenas para serem consumidores entretidos, mas para entender e discutir o tema dos filmes, para opinar e decidir a partir de conteúdos de audiovisuais”, informa.  Integrando a cadeira de Laboratório em Cinema, o trabalho se baseia em exibir gratuitamente filmes com propostas inovadoras, oferecidos a estudantes, professores e simpatizantes de cinema de toda a comunidade.

EXIBIÇÃO COMENTADA- O trabalho prevê quatro exibições até o mês de dezembro. As atividades são desenvolvidas por grupos de acadêmicos do oitavo semestre, que indicam a obra e o nome dos debatedores. Para cada encontro haverá dois convidados, que vão auxiliar o público a partir de questionamentos na busca de um espaço de reflexão sobre o tema, o contexto histórico, a linguagem e as mensagens contidas no filme. O acadêmico Augustho Soares avalia que as pessoas são habituadas a ver filmes, mas não a refletir sobre eles. “A ideia é criar um tipo de pensamento, uma ideia de criticar o que é esse filme, o que esse filme realmente quis mostrar e se ele conseguiu mostrar isso”, declara.

CINECLUBE URCAMPDOCUMENTA – O projeto de cineclube é integrado ao projeto Cinejornal Urcamp Documenta, que há cinco anos promove a divulgação diária do Festival Internacional de Cinema da Fronteira correspondendo aos conteúdos do componente curricular de cinema e telejornalismo. Como resultado de cada experiência, os estudantes relatarão os debates em textos analíticos e críticos, visando publicar até o final do ano a primeira revista do projeto Cineclube UrcampDocumenta.

O objetivo do Cineclube é levar mais público para as salas de cinema. “A cereja desse bolo é o fato de proporcionar a mudança do comportamento desse público. De simples consumidor de conteúdo a um produtor de conteúdo”, conclui Pereira.