Curso de Agronomia da Urcamp realiza experimento com milho

A Fazenda Escola da Urcamp, através do curso de Agronomia, está realizando um estudo através da plantação do milho. Os estudantes e professores realizaram o plantio em uma área de dois hectares e foram utilizados oito cultivares para o experimento. O milho foi plantado em diferentes épocas de outubro a dezembro e serão levados em conta o período de chuva, o comportamento de cada genótipo e o tipo de fertilizante utilizado.

Conforme o professor da disciplina de Cultivos Agrícolas I e responsável pela pesquisa, Paulo Siqueira, esse tipo de lavoura é didática e foi plantada a pedido dos alunos que passam a ter contato com a cultura. Ele explica que os estudantes participam de todas as etapas do cultivo, desde a semeadura até a colheita, e durante este período coletam os dados para o estudo.

Siqueira salienta que as sementes de milho foram adquiridas através de parcerias e cabe aos alunos a análise dos genótipos, conservação, ataque de pragas, quantidade de espigas por hectare e a apresentação do resultado final. “O grupo não parou as atividades, nem no recesso. Os professores apenas orientam e motivam a produção”, disse.

Segundo a coordenadora do Curso de Agronomia, Eliana Silveira, a escola experimental do Campus Rural realiza vários plantios durante o ano através da horta, pastagens e também cultivos de inverno que serão plantados logo após a colheita do milho. “As sementes são conseguidas através das parcerias e, depois, apresentamos o resultado da colheita também para as empresas”, relata.

Eliana adianta que em breve o curso irá lançar o projeto Agro-Conecta, onde será disponibilizado um número de celular para que os produtores possam encaminhar demandas através dos projetos integradores do curso. “O produtor terá um canal aberto com alunos e professores e apresentará demandas”, ressalta.