Curso de Ciências Biológicas realiza identificação de espécies de plantas nas áreas públicas de Bagé

Os acadêmicos de Ciências Biológicas da Urcamp estão fazendo um levantamento dos líquens, musgos e samambaias das praças de Bagé. A primeira a ser pesquisada foi a Praça Carlos Gomes, junto a Escola Silveira Martins, centro da cidade, onde foram encontradas quatro espécies diferentes. A próxima aula será para fazer a identificação dessa vegetação.

As pteridófitas são popularmente conhecidas como samambaias e podem ser vistas em diferentes tipos de paisagens, principalmente associadas a presença de água, ou seja com umidade. A água possui um papel fundamental nas samambaias, transportando os seus esporos, que são as unidades reprodutivas das plantas.

As samambaias desempenham funções ecossistemas importantes para o meio ambiente, como por exemplo, a fixação de carbono e melhoria da qualidade do ar. A coordenadora do projeto e professora de Botânica Anabela Deble, reforça a relevância de se estimular o conhecimento das plantas e assim, a preservação do meio ambiente. "Esse projeto busca contribuir com a identificação e valorização das plantas das nossas praças através dos alunos de Biologia usando a interdisciplinaridade como ferramenta de ensino", conta.

O trabalho de identificação deve continuar percorrendo as principais praças da cidade e integra o Projeto De Ensino "Laboratório de Projetos Interdisciplinares" do Curso de Ciências Biológicas da Urcamp. A intenção é organizar uma exposição com as espécies devidamente identificadas e levá-la até as escolas.