Bagé terá primeira revista especializada em Arquitetura

Em Urcamp | Por Yuri Cougo Dias

A sexta-feira, dia 18, ficará marcada por um trabalho pioneiro na Rainha da Fronteira. A revista “Arquitetura em Destaque Bagé” é a primeira produzida especificamente com o intuito de divulgar o que de melhor é feito na área da arquitetura, decoração e estilo de vida. O objetivo do material, publicado pela Editora do Centro Universitário da Região da Campanha (Ediurcamp), é mostrar o potencial dos profissionais da cidade, profundamente respeitados no mercado.

A entrega da revista será feita numa semana importante, visto que no dia 15 de dezembro foi comemorado o Dia do Arquiteto e Urbanista. Em razão dos decretos e protocolos sanitários exigidos para enfrentamento à Covid-19, o ato de entrega da publicação acontecerá mediante agendamentos, com distribuição dos profissionais entre 15h e 19h, na AZ Galeria, localizada na rua General Sampaio, nº 483.

A proposta do material

O primeiro passo foi dado quando a engenheira civil, Aliane Da Croce, e representando a Urcamp, os arquitetos Marcelo David Pereira, Magali Nocchi Collares Gonçalves e Marília Pereira de Ardovino Barbosa reuniram-se com a finalidade de criar um material que divulgasse o trabalho desempenhado, em Bagé, no ramo da Arquitetura. “A revista tem como objetivo difundir os profissionais de Arquitetura que atuam na cidade de Bagé e também na região, demonstrando a importância de se contratar um profissional habilitado para se obter espaços de qualidade, funcionais e estéticos”, contextualiza Marília.

Com 56 páginas, a publicação foi elaborada em meio à pandemia, o que não serviu como impeditivo para que tivesse a qualidade necessária, em termos de informação e design visual moderno, algo essencial na Arquitetura. Nessa primeira edição, foram contemplados 18 profissionais, todos proprietários de escritórios de Arquitetura em Bagé. Destaque para a forte presença de três professores e 11 egressos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Urcamp que, por sinal, completou 30 anos de existência, em 2020. “Dessa forma, se percebe a qualidade do trabalho que será divulgado uma solidez da formação que o curso de Arquitetura da Urcamp proporciona aos seus alunos”, enfatiza.

Aliás, em virtude dessas três décadas de atuação nos segmento que a Urcamp participou do projeto como apoiadora. Afinal, a instituição foi fundamental, nesses 30 anos, para formação e qualificação de profissionais para a região e todo o país, bem como para melhorias da qualidade urbana na cidade.