Cursos da Saúde realizam Aula Inaugural

A noite de segunda-feira, 19, foi de Aula Inaugural dos cursos da área da Saúde. A atividade contou com a palestra do médico Carlos Eduardo dos Santos, que ministrou o tema “Câncer Colorretal: como tornar mais efetiva a prevenção?”.

Após passagens por conferências no Uruguai, Colômbia e Chile, o médico Carlos Eduardo dos Santos ministrou a palestra “Câncer colorretal: como tornar mais efetiva a prevenção?” na noite de segunda-feira, durante a aula inaugural dos cursos da Saúde da Urcamp. A atividade aconteceu no Complexo Cultural do Museu Dom Diogo de Souza e contou com a presença dos coordenadores dos cursos de Enfermagem, Carmem Vaz; Farmácia, Guilherme Cassão Marques Bragança; Fisioterapia, Ana Zilda Colpo; e Nutrição, Mônica Palomino de Los Santos.

O médico é mestre pela Faculdade Evangélica do Paraná, Diretor científico da Sociedade Interamericana de Endoscopia Digestiva, Secretário Geral da Sociedade Interamericana de endoscopia Digestia Estadual/RS, Titular da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva e Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, com o tema referente à patologia do câncer colorretal.

Na palestra ministrada aos acadêmicos e docentes dos cursos de Nutrição, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, Santos buscou dar ênfase ao cunho preventivo da patologia, já que cuidados básicos com a alimentação e hábitos mais saudáveis podem evitar até 90% dos casos, além da importância da detecção precoce da doença. “Isso porque possibilita que o diagnóstico de um câncer seja feito em estágio inicial ou de uma lesão pré maligna”, revela.

O gastroenterologista relatou, durante a aula inaugural, que até o ano de 2018, a colonoscopia era aconselhada a partir dos 50 anos. Em 2019, a indicação para realização do exame passou a ser partir dos 45 anos de idade, tanto para homens quanto para mulheres que não possuam antecedentes de câncer no intestino na família. Nestes casos, a procura deve ser realizada ainda antes.

Sobre a participação na aula inaugural, o cirurgião do aparelho digestivo destacou: “Eu gosto muito de falar e desse contato com estudantes e acadêmicos, é muito prazeroso. É uma troca de conhecimentos porque a pergunta do jovem acaba nos enriquecendo também”, destaca.

Acadêmico do primeiro semestre do curso de Enfermagem, Bruno Pichler destacou a importância da abordagem do tema da aula inaugural. “O índice de câncer no Rio Grande do Sul é muito grande por causa da alimentação do gaúcho. Então uma palestra com este tema nos ensina a conscientizar a população sobre a questão”, afirmou.