Jornalismo da Urcamp viaja para o Intercom

O curso de Jornalismo da Urcamp estará presente no 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Sul que acontece em Porto Alegre de 20 a 22 de junho. O coordenador do curso, Glauber pereira, informa que o grupo será formado por 18 integrantes entre professores, acadêmicos e jornalistas formados pela Urcamp que desenvolverão atividades como apresentação de trabalhos, visitas técnicas e participação em debates e oficinas de práticas profissionais.

Um dos trabalhos do curso aceitos no evento aborda os 25 anos do Jornal MINUANO, a ser defendido na divisão temática de Jornalismo. O artigo tem como autores os professores Cristiane Pereira, Glauber Pereira e as acadêmicas Ketherine Acosta e Vitória Severo. O Jornalismo da Urcamp também será representado por artigos dos egressos Yuri Cougo Dias e Renan Silveira Camargo.

Além da programação acadêmica voltada à produção científica, o grupo de Bagé tem agendadas visitas técnicas, como sempre acontece nas edições anteriores do Intercom. Professores e estudantes de jornalismo vão visitar a redação de Gaúcha ZH na tarde de quinta-feira, dia 20, onde serão recebidos pelo editor chefe do jornal Diário Gaúcho, Diego Araujo, numa demonstração da dinâmica de trabalho que reúne os esforços de reportagem integrada dos dois veículos. Já na tarde de sexta-feira, dia 21, a visita técnica será nos estúdios da RBS TV, no Morro Santa Teresa, onde concentram-se as principais produções de televisão desenvolvidas no Rio Grande do Sul. Na mesma tarde alunos e professores, vão à redação do Metro Jornal, um diário publicado pelo grupo Bandeirantes, cuja atividade se mantém com distribuição gratuita na região metropolitana de Porto Alegre.

Sobre o Intercom

Pela primeira vez em sua história de 47 anos, o Centro Universitário Ritter dos Reis – Uniritter vai sediar o evento no Rio Grande do Sul, quando serão reunidos estudantes, pesquisadores, alunos e profissionais de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Cinema e Produção Audiovisual. O Intercom Sul é promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação ( Intercom) como um evento regional que ocorre ao longo do semestre também nas regiões Nordeste, Norte, Centro-Oeste e Sudeste. Em setembro, entre os dias 2 e 7, o Intercom Nacional acontece na Universidade Federal do Pará, em Belém. O tema central dos congressos regionais e nacional de 2019 é “Fluxos Comunicacionais e Crise da Democracia”.