Saúde humanizada: Hospital Universitário da Urcamp conta com esse diferencial em seu novo Centro Clínico

Para atendimento aos convênios IPE e Unimed, além de particulares, o HU se torna referência em mais um serviço prestado à comunidade de Bagé e região.

Desde março deste ano, o Hospital Universitário da Urcamp conta com um novo serviço, que visa oferecer atendimento imediato, sem filas, e de qualidade às pessoas que possuem plano de saúde do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPE/RS) e Confederação Nacional das Cooperativas Médicas (Unimed), além de particulares. Inicialmente, o horário disponível é das 14h às 20h, de segunda a sexta-feira.

O Hospital Universitário da Urcamp, mantido pela Fundação Attila Taborda, vem sendo referência desde que reabriu as portas, em dezembro de 2016. Com foco na qualidade de atendimento e priorizando a saúde humanizada, o HU também oferece excelência em gestão hospitalar, recebendo visitas técnicas de outras instituições de saúde do estado, que buscam conhecer para, posteriormente, implementarem em suas unidades o serviço que hoje é prestado para Bagé e cidades da região.

Dentro deste contexto, os gestores analisaram que era necessário ampliar o atendimento e as modalidades, e, depois de meses de estudo, nasceu o novo Centro Clínico, com atendimento para convênios do IPE/RS, Unimed e particular. Em fase inicial, o serviço vem crescendo mensalmente, em números expressivos acerca de consultas e exames. A ideia é que, gradativamente, o horário de atendimento seja ampliado.

Para quem ainda não teve acesso, o processo é bastante simples. Anexo ao Hospital Universitário da Urcamp, o Centro Clínico conta com uma equipe de recepcionistas, enfermagem própria, médicos clínico-geral e geriatra, além de estacionamento exclusivo para usuários, nas dependências do HU. Quem já teve acesso ao serviço, garante que o atendimento é de qualidade, rápido, eficaz e tem como grande diferencial o pós-atendimento. Esse é um dos relatos de Jéssica Silva, 27 anos. “Com as drásticas mudanças de temperatura, a saúde fica abalada, resultando em gripe, muitas vezes forte. Foi o meu caso. Com a imunidade muito baixa, precisei recorrer ao atendimento do Centro Clínico do Hospital Universitário da Urcamp. O que me surpreendeu é que passei pela triagem das enfermeiras e logo para a consulta com a Dra. Ângela Ollé, que teve a sensibilidade de não apenas realizar o atendimento para a tosse e febre, mas também constatou uma alergia na pele, solicitando, de imediato, um exame de ferro. A preocupação da médica estava além do motivo da minha procura, pois me analisou como um todo, dizendo, ainda na consulta do dia posterior para leitura do resultado dos exames: ‘tu me procuraste pela gripe, eu pedi os exames pela alergia, e agora a minha investigação será por uma alteração no teu exame para uma terceira preocupação. É que eu não sou médica para olhar só o que é solicitado. Eu sou médica para cuidar da tua saúde como um todo’. Saí do HU relatando que não tinha apenas encontrado uma profissional da área da saúde, mas um ser humano que vivencia o seu papel como todos deveriam: o amor e a preocupação com o ato de cuidar do próximo”, contou.

Diferencial do Centro Clínico

O Centro Clínico tem como diferenciais as consultas do IPE gratuitas, e o fato de disponibilizar de internação, caso seja necessário, já que está localizado dentro de um hospital. O atendimento está disponível para a população da região, através de convênios IPE, Unimed e particulares, de segunda a sexta-feira, das 14h
às 20h.

O paciente é recebido pela equipe de recepcionistas e encaminhado à enfermagem. Logo já recebe o atendimento da médica Ângela Ollé, para clínico geral e geriatria.