Presidente do Comung acompanha homenagem à reitora da Urcamp Lia Quintana

Quando um dos membros do Consórcio das Universidades Gaúchas (Comung) é homenageado, todas, naquele momento, estão ali representadas. No dia 11 de julho, na Sala da Presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, a Reitora da Universidade da Região da Campanha (Urcamp) e tesoureira do Comung, professora Lia Maria Herzer Quintana, recebia a Medalha da 54ª Legislatura, honraria concedida pelo Deputado Luiz Fernando Mainardi. Na solenidade também esteve presente a Presidente do Consórcio e Reitora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Professora Carmen Lúcia de Lima Helfer, que não apenas acompanhou Lia Quintana, como discursou em nome do Comung.

A Reitora da Unisc, Professora Carmen Helfer, que era a 1ª vice-presidente do Comung, assumiu a presidência após o desligamento do professor José Carlos Carles de Souza, que deixou o cargo de reitor da Universidade de Passo Fundo (UPF). Na oportunidade da homenagem à Lia Quintana, que completa, em 2018, oito anos de gestão frente a reitoria da Urcamp, Carmen foi chamada pelo Protocolo da Casa para fazer uso da palavra, onde registrou que o reconhecimento ao trabalho de Lia é, em certo sentido, uma homenagem a todas as Universidades Comunitárias do Estado, que cumprem um papel relevante para o desenvolvimento regional. “Temos 15 Universidades comunitárias no estado, todas com um forte compromisso com o crescimento das comunidades e sustentadas pela força do trabalho e da dedicação de seus gestores, professores e funcionários”, declarou.

A presidente

Carmen Lúcia de Lima Helfer possui graduação em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (1982); graduação em Formação de Professores das Disciplinas Especiais - Univates Centro Universitário (1987); mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (1998); Especialização em Currículo pela UNISC (1987); Especialização em Gestão Universitária - IGLU (2002/2003).