Curso de Jornalismo da Urcamp tem apresentação de trabalho e visita técnica em seu primeiro dia de jornada no Intercom

Esta é a sétima vez que o curso de Jornalismo da Urcamp, motivado pelo coordenador, professor Glauber Pereira, e demais professores, participa do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Sul (Intercom), que está em sua 42ª edição. Composto por 18 integrantes, o grupo da Instituição Comunitária de Ensino Superior dividiu-se entre uma van, que saiu de Bagé às 2 horas da madrugada, e dois carros. No primeiro dia, o egresso e jornalista da coluna Esportes do Jornal Minuano, Yuri Cougo Dias, apresentou seu trabalho na categoria Intercom Júnior, e, à tarde, a jornada teve continuidade na primeira visita técnica nas instalações da Gaúcha ZH.

O tema abordado pelo egresso do curso de Jornalismo da Urcamp, Yuri Cougo Dias, que atualmente atua na coluna de Esportes do Jornal Minuano, foi ‘A Cobertura da ZH Impressa na Copa do Mundo Rússia 2018’. Com a velocidade da informação, em todos os ambientes, uma das preocupações do jornalista era analisar de que forma o jornalismo impresso conseguiria, no dia posterior aos jogos, ainda ser atrativo e diferenciado. “A Copa do Mundo é um megaevento. Ela mobiliza a sociedade em suas mais diversas vertentes, como economia, social, cultural e outras tantas. Daí a importância de escolher esta temática para ver o desafio do Zero Hora, já que os jogos eram transmitidos, na íntegra, pelas redes sociais e canais online e televisivos”, justificou em sua apresentação, destacando, ainda, que 218 países assistiram à Copa de 2018, e que a ZH veiculou, durante o evento, 30 edições de seu Caderno de Esportes, que variavam entre 16 e 24 páginas. “Ao final, minhas considerações sobre o trabalho exercido pela ZH foi a ênfase em crônicas, as opiniões e análises, o conteúdo além do jogo, o cenário político, social, econômico e cultural, e a busca por originalidade/exclusividade”, e completou, “eu analisei esta temática, mas a discussão pode ser sob qualquer editoria, pois o jornalismo impresso enfrenta este desafio diariamente, se reinventando, como a ZH na Copa do Mundo, em 2018”.

A tarde foi de visita técnica no prédio da Gaúcha ZH. Com um jornalismo multimídia, e espaços de trabalho comum entre os veículos, o grupo foi recebido pelo editor-chefe do Diário Gaúcho, Diego Araujo, que circulou pelas dependências da redação integrada e estúdios das rádios do Grupo RBS, acompanhando o coordenador do curso de jornalismo, egressos e acadêmicos da Urcamp. Pelos corredores, a calorosa acolhida do ex-aluno Filipe Duarte, que hoje integra a equipe de Esporte, além da conversa com o repórter internacional Rodrigo Lopes.

Para os acadêmicos da Urcamp, a experiência foi marcante em todos os sentidos. Tiveram contato com os profissionais in loco, além de ficarem encantados com os espaços interativos, que mesclam notícias de todos os gêneros e rádios para todos os estilos. Em dois momentos, risadas tomaram conta dos corredores. O primeiro foi quando a equipe passou pelo setor de RH, brincando com frases de “me contrata”; e, na saída, ao passarem pelo ponto digital, um dos estudantes colocou o dedo indicador no leitor, lamentando “não foi dessa vez, ainda”.

O cronograma de atividades segue à noite, com a abertura oficial do Intercom Sul, sediado, em 2019, na UniRitter. A conferência “Comunicação e Crise da Democracia” será ministrada pelo jornalista Felipe Pena, um dos principais teóricos da atualidade acerca das temáticas de jornalismo e da comunicação como um todo.

As redes oficiais da Urcamp estão atualizadas com as atividades na íntegra. Amanhã, pela manhã, o coordenador do curso, Glauber Pereira, e a professora Cristiane Pereira, apresentam trabalho na Divisão Temática Jornalismo, com o tema “Jornal Minuano: 25 anos de jornalismo diário no interior do Rio Grande do Sul”. Já à tarde, o egresso Renan Silveira, na categoria Intercom Júnior, irá apresentar “Para entender a hegemonia Grenal: O papel da televisão no agravo da desigualdade entre clubes gaúchos”.