Lives celebram os 209 anos de Bagé

A celebração do aniversário da Rainha da Fronteira foi diferente neste ano. Em meio à pandemia, gestores públicos e lideranças municipais utilizaram as plataformas virtuais para homenagear Bagé, com a participação de convidados especiais. Em duas lives da sexta-feira, a reitora da Urcamp, Lia Maria Herzer Quintana, foi uma das convidadas.
Pela manhã, a reitora conversou com o deputado estadual, ex-prefeito de Bagé por duas gestões e ex-secretário de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, do PT. O encontro virtual reuniu, também, lideranças de diferentes setores.
Em sua fala junto à reitora, Mainardi destacou o papel da Urcamp enquanto ferramenta de fomento ao desenvolvimento regional. "Se não fosse a Funba/Urcamp, eu não estaria aqui. Eu vim para Bagé estudar. E ao longo do tempo, a Urcamp atraiu tantas pessoas para Bagé. O papel que a Funba cumpriu ao longo das décadas é importantíssimo para o desenvolvimento da cidade. E esse é um desafio que a Urcamp tem de se somar à comunidade, enquanto instituição comunitária, para garantir a formação de pessoas que possam ajudar no desenvolvimento da nossa região", destaca.
Lia relembrou que a instituição, em 63 anos de Ensino Superior, além de formar bajeenses, foi além das fronteiras e reuniu uma grande quantidade de pessoas de diversas partes do Rio Grande do Sul, em busca de qualificação profissional. "Esse é o papel que a instituição vem tentando manter, o compromisso com a formação. A educação é o que agrega o desenvolvimento", reforça.


Ambiente de diálogo

O ex-prefeito qualificou o período pós-pandemia como um cenário em que o diálogo junto às instituições de ensino superior deve ser reforçado, a fim de garantir alternativas de renda para a população afetada pela crise econômica que veio na esteira do novo coronavírus. "Precisamos pensar numa nova Bagé, a partir da pandemia, com retomada do forte diálogo com universidades, empreendedores e todos aqueles que queiram de debruçar sobre alternativas de crescimento em uma cidade em que 1/4 das pessoas não tem renda fixa", disse.
A reitora da Urcamp acrescentou que uma das mudanças ocasionadas pela pandemia é mostrar que o desenvolvimento regional deve ser pensado de forma local, não como um processo vertical. E um dos fatores para isso é a incubadora social, projeto apresentado pela Urcamp, no início deste ano, como fomentadora de projetos na área de tecnologia, turismo e economia solidária. "Uma coisa que se tornou muito clara é que o processo de desenvolvimento regional se tornou um processo local. A criatividade e a difusão tecnológica devem agregar muito a esse processo regional. Por isso é extremamente importante este momento para fazer esse tipo de reflexão", comenta.
A reitora encerrou a participação na live parabenizando a Rainha da Fronteira pelos 209 anos, destacando o compromisso, enquanto gestora de uma instituição de ensino superior regional, de zelar pelo crescimento da cidade. "Todos, nativos ou acolhidos, temos muito orgulho de trabalhar para o desenvolvimento de Bagé", pontua.

O papel da Urcamp na história de Bagé
A segunda agenda que Lia protagonizou, dentro das comemorações alusivas aos 209 anos de Bagé, foi à noite, com participação na live do prefeito Divaldo Lara, do PTB. Durante quase duas horas de programa, o chefe do Executivo bajeense recebeu diversas personalidades, gestores, que transmitiram uma mensagem de afeição pela cidade, bem como apontaram os feitos nesses mais de dois séculos de história.
E quando se fala em desenvolvimento, sempre vem à tona a histórico da Urcamp e, consequentemente, da Fundação Attila Taborda (FAT/Urcamp) que tem protagonizado papel fundamental para o progresso social, econômico e cultural da Rainha da Fronteira. E foi com base nessa linha de raciocínio que Divaldo chamou Lia para que fosse sua convidada.
Logo de saída, como forma de justificativa para abordagem do tema, Divaldo salientou o papel preponderante que a Urcamp exerce na rotina dos bajeenses. E junto disso, destacou o trabalho de Lia frente a universidade. “Trata-se de uma pessoa de muita personalidade, que tem posição e é autêntica. Não tem como falar na história de Bagé e não passar pela Fundação Attila Taborda, não passar pela Urcamp. Afinal, a Urcamp vem contribuindo muito para a história. O que seria de Bagé se não fosse essa instituição, com sua história e seus docentes, que ajudam a formar e emprestam esses talentos para o Brasil e, inclusive, para o mundo inteiro”, ressaltou o prefeito.
Lia destacou o trabalho que tem sido realizado, em Bagé, no enfrentamento à pandemia. Inclusive, desde que foi implantado o distanciamento social, na metade de março, a Urcamp sempre se demonstrou parceira para contribuir junto às repartições públicas municipais. “Estamos de parabéns pelo aniversário e por ter conseguido manter, nesta pandemia, um limite controlável. E quiçá, possamos passar uma semana ou duas a mais nessa condição. Sempre ressalto que, nesse momento, a saúde de todos está em primeiro lugar e sempre olhando, também, a questão econômica do município. Todos temos que fazer parte disso”, enfatizou.
A reitoria observou a importância da política nesse processo. Por mais que haja, neste ano, uma eleição municipal, Lia afirma que o momento é de união. “Divaldo, tu estás fazendo uma política de estado, e não uma política de governo. E sempre que o município fizer uma política de estado, a Urcamp vai estar junto. Seremos sempre parceiros, pode contar com o nosso compromisso. Estamos colaborando na área da saúde, trabalhando com as aulas virtualizadas, funcionários em home office. Nossos professores, alunos, colaboradores estão protegidos, mas, com seus postos de trabalho e prestação de serviço em funcionamento. Creio que a pandemia vai nos trazer grandes aprendizados. Entre eles, o desenvolvimento e foco no ambiente local, algo que, às vezes, nós, como sociedade, não estávamos tendo”, aponta.
Além do Ensino Superior, a FAT exerce forte papel com serviços na comunidade. O Hospital Universitário (HU) é um deles. Durante a live, Divaldo salientou a parceria existente, entre poder público municipal e FAT, para oferecer serviços. Entre eles, o tomógrafo. “Nós somos o famoso ‘terceiro setor’. A prefeitura compra os exames e nós devolvemos para a comunidade. Isso é importante que a população saiba que, todo valor que entra para instituição é transformado em serviço. Para mim, a galinha dos ovos da instituição é ela funcionando. Que tenhamos receita para que a gente consiga andar para o presente e amenizar o passado”, completa a reitora.