Educação Física da Urcamp estimula equipes de Handebol e Voleibol em São Gabriel

Que tal poder utilizar materiais em condições de treino, infraestrutura de quadras poliesportivas e mão de obra capacitada para orientar tecnicamente as modalidades? Pois é este suporte que o curso de Educação Física, através de seus professores e alunos, estão oferecendo às equipes de Handebol e Voleibol da cidade, através do projeto “Movimento e Esporte”.

A parceria já acontece desde junho deste ano e o objetivo é envolver os acadêmicos na preparação de atletas para competições, fazendo com que esses alunos aprendam, na prática, um importante braço desta ampla profissão. Em contrapartida, as equipes masculinas e femininas, levam o nome da Urcamp nas competições regionais, dentro das duas modalidades.

Os acadêmicos, orientados pelos professores, realizam nos atletas a avaliação física e a prescrição de exercícios. E os resultados começam a aparecer. No último final de semana, a equipe Apaixonadas Por Vôlei (APV/Urcamp), vôlei feminino, conquistou o primeiro lugar na 1ª Copa Nelson Conde Severo, na cidade de Rosário do Sul. O torneio, contou com a participação de equipes de várias cidades da região, como: São Gabriel, Santana do Livramento, Rosário do Sul, Alegrete, Caçapava do Sul e Santiago.

Além desse resultado, outra série de títulos individuais também ganhou destaque para a Urcamp. Dentre eles, o da jogadora Suelen Quevedo (Sukyta) - melhor ponteira, Luciana Licht - melhor libero e Geraldo Santos - melhor técnico.

A atleta de vôlei, Dyuli Kipper, conta que a parceira com a Urcamp fez com que o esporte, agora, tenha uma identidade própria e o reconhecimento da comunidade. “Vínhamos há um ano e meio, nos sentimos reconhecidos, como se o vôlei tivesse voz na cidade hoje. Porque a Urcamp tem uma estrutura fenomenal, tudo com qualidade, além do suporte técnico. Essa parceria está trazendo muitos frutos e a gente que a tendência do voleibol é só crescer”, revela.

O coordenador da Educação Física em São Gabriel, Rodrigo Guterres, argumenta que a parceria beneficia tanto as equipes, quanto o curso. “Através desse projeto, os alunos da Graduação i, se utilizam desses times, através dos atletas para estudarem, desenvolverem seus conhecimentos, por meio de turmas de aplicação. Para as equipes é o retorno de estarem treinando em local próprio e orientado”, explica.

O projeto Movimento e Esporte funciona nas quartas e quintas-feiras, com o Voleibol e terças e sextas-feiras com o handebol, no turno da noite.