Urcamp por Aí: Jornalista é destaque em cobertura esportiva no Grupo RBS

O Jornal Minuano iniciou, na semana passada, a coluna “Urcamp por Aí”, que traz relatos de profissionais formados na instituição com destaque no mercado de trabalho. Nesse segundo episódio, o personagem é Filipe Duarte, 34 anos, jornalista do Grupo RBS. O conteúdo também está disponível em vídeo, no Facebook e Instagram da Urcamp. Sugestões de egressos que são casos de sucesso “por aí” podem ser enviadas pelo Instagram @Urcampoficial.

Nascido em São Borja, em 1988, Duarte residiu grande parte de sua vida na Rainha da Fronteira. Por conta disso, considera-se um “bajeense de coração”. Após ter concluído a graduação em Jornalismo pela Urcamp, rumou para Bento Gonçalves, onde teve a primeira experiência com a Rádio Viva News.

Em 2010, transferiu-se para Porto Alegre e, na capital, passou pelas Rádios Gre-Nal, Guaíba e Bandeirantes. Na última, foi apresentador, também, do programa televisivo Donos da Bola. Em 2017, inclusive, fez cobertura da participação do Grêmio no Mundial Interclubes, direto dos Emirados Árabes Unidos. E, desde 2018, integra a equipe de Esportes do Grupo RBS, com atuação no site GZH; Rádio Gaúcha e Zero Hora. Em 2021, o jornalista também lançou o livro “Escola Gaúcha de Futebol: a árvore genealógica dos treinadores do Rio Grande do Sul”.

Em relação ao papel da Urcamp na sua trajetória, Duarte credita aos professores do curso de Jornalismo o gosto pelo rádio. “Devo muito aos professores, principalmente por terem me despertado o gosto pelo radiojornalismo. Antes de ingressar nas cadeiras de rádio eu tinha uma visão muito antiquada, de que o rádio era algo ultrapassado, diante da tecnologia da internet. Mas muito pelo contrário, a Urcamp me mostrou que o Jornalismo tem espaço, seja no rádio, jornal impresso ou nas novas plataformas que não param de surgir. A Urcamp me levou para o mundo, e aqui estou, no Grupo RBS”, finaliza.

Jornalismo - Para entender o mundo e antecipar o novo

O curso de Jornalismo prioriza um aprendizado voltado às metodologias ativas e ao aprender fazendo. Trabalha com o desenvolvimento de projetos reais aplicados na comunidade, como o Cinejornal do Festival Internacional de Cinema da Fronteira, documentários sobre temas sociais relevantes e reportagens publicadas no Jornal Minuano.

Duração: 4 anos

Turno: Noite