Pedagogia inicia Semana Acadêmica com discussões sobre novas tecnologias na Educação Básica

Propositalmente, a programação inicial da Semana Acadêmica do curso de Pedagogia aconteceu na data que marca o Dia Nacional do Pedagogo, celebrada no dia 20 de maio.

Foi com entusiasmo e solicitando o mesmo da plateia, que a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Viviane Gentil, iniciou sua fala de abertura, onde solicitou um caloroso parabéns aos profissionais da área e futuros pedagogos. Em seguida agradeceu à Secretaria Municipal de Educação, Adriana Lara, convidada para a palestra de abertura do evento, pela presença e parceria já consolidada com a Urcamp e com o curso de Pedagogia.

Em sua abordagem, a secretária associou o que acredita ser fundamental para a educação atual, com o novo modelo inovador implantado pela Urcamp desde o início do semestre de 2019, a Graduação i. E destacou que é preciso mudar e ousar para se construir um aprendizado transformador. “Hoje precisamos de novas propostas e de inovação. O mesmo sempre acomoda, dá conforto e não nos desafia e é preciso nos desafiarmos, no individual, mas principalmente no coletivo, porque é assim que conseguimos resultados”, instigou. A secretária destacou os principais métodos de ensino que estão sendo implantados na educação básica do município, com foco no legado deixado pela médica e educadora italiana Maria Montessori. Esta metodologia, segundo ela, atinge o sistema municipal de educação como um todo, desde a limpeza, passando pelas merendeiras, até o professor. “Hoje nos sentimos, através dessa estudiosa, mais preparados para lidar e entender a criança”, destaca ao relatar que o método montessoriano melhorou o desenvolvimento humano e educacional do ensino básico do município. Adriana Lara é graduada em Pedagogia pela Urcamp. “Me orgulho de ter saído desta casa, porque tive mestres que me desafiaram e que me fizeram pensar”, finalizou

A segunda intervenção da noite foi através da palestra do psicólogo Juliano Moraes Velleda, que falou sobre autoconhecimento e motivação profissional. Sob a mediação da professora Ângela Cerreta, ele destacou a produção científica e alertou que o Ensino Superior oferece a principal ferramenta para modificar e construir. “O estudo, o conhecimento é o nosso principal meio de mudar e transformar o mundo”. O psicólogo também falou sobre a condição que é exigida do pedagogo atualmente, de valorização humana, de estar aberto a ouvir e entender o meio, para que se possa traçar ações educativas em sala de aula. “Se nos propomos a trabalhar com gente, temos que gostar de gente e a escuta terapêutica nos diferentes oferece caminhos para se trabalhar a educação”, aponta.

A primeira noite encerrou com uma dinâmica, que levou aos acadêmicos o tema, “Treino Cognitivo, Jogos Digitais e Aprendizagem significativa: como melhorar a aprendizagem, memorização e atenção, com as professoras Maria Elaine Leonardo e Fabiane Cailava.

A programação da Semana Acadêmica da Pedagogia se estende até o dia 23 de maio e pode ser conferida na íntegra pelo site da Urcamp, no www.urcamp.edu.br.