Novo modelo de ensino da Urcamp foi tema de live transmitida na internet

"Os desafios da Educação em tempos de pandemia" foi o tema da live transmitida, na noite de ontem, pela página da Urcamp e do Jornal Minuano. A instituição adotou a modalidade de aulas virtualizadas no dia 19 de março, após um decreto municipal suspender todas as atividades consideradas não essenciais no município como parte da estratégia de combate ao covid-19.
Para falar sobre as dificuldades e os acertos nesse método de vanguarda, a reitora, Lia Quintana, o vice-reitor, Fábio Paz, e a pró-reitora de Ensino, Virgínia Paiva Dreux, participaram de bate-papo dinâmico, mediado pela jornalista Giana Cunha, com participação da comunidade acadêmica, através de questionamentos encaminhados pela internet.
Durante a live, Lia, Fábio e Virgínia explicaram como foi o processo de implantação das aulas virtualizadas, e no que diferem do modelo de Ensino a Distância (EaD), também oferecido pela instituição. "As aulas em EaD, os professores não fazem o acompanhamento em tempo real dos alunos. Eles colocam as atividades na plataforma e o aluno acessa. Já nas aulas virtualizadas, que os alunos dos cursos presenciais estão tendo, durante a pandemia, o professor está todo tempo com aluno, com acompanhamento, além de disponibilizar conteúdo em variadas plataformas", explica a pró-reitora.
Já sobre a rapidez com que a instituição conseguiu se adaptar ao momento e garantir a continuidade do cronograma letivo através da internet, o vice-reitor destaca: "Estamos no preparo para a nova modalidade de ensino desde 2018 com novas tecnologias, com capacitação dos professores, com treinamento. Então isto auxiliou muito na transição. Foi um pouco complexo no início, mas fortaleceu a todos para entregar ensino de qualidade da melhor maneira neste momento que vivemos".
Outro tema abordado foi a possibilidade de negociação das mensalidades para os acadêmicos que perderam o emprego ou sofreram redução de renda como consequência da pandemia e do isolamento social. A reitora explicou que não é possível conceder um desconto linear para todos os estudantes, de forma geral, já que a Urcamp já concede abatimento de valores em várias modalidades (pagamento antecipado, semestre cheio). Contudo, é possível flexibilizar a negociação, caso a caso, de acordo com o perfil do estudante, através das linhas de atendimento da instituição, via site.
As formas de ingressar na instituição durante a pandemia também foram explicadas. Sobre isto, a reitora ressaltou: "Vamos fazer como sempre, com aproveitamento da nota do Enem, por análise de currículo e através do vestibular, que neste ano será on-line para contemplar a todos. Hoje, abriu o período de inscrição para o vestibular, com isenção de taxa. As provas podem ser agendadas a partir do dia 1º de junho ou o candidato pode optar por fazer a prova on-line no dia 28, tudo através de uma plataforma com ambiente seguro", apontou.