Curso de fisioterapia da Urcamp inicia atendimento para pacientes pós-Covid

O ambulatório funciona de forma presencial ou online
Por Mariana Bond
Acadêmica de jornalismo da Urcamp

A partir deste mês, o curso de Fisioterapia do Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp) passa a oferecer atendimento em um ambulatório para pacientes pós-Covid em formato presencial e online. Os atendimentos iniciaram na última sexta-feira (14/05) e serão desenvolvidos em três formatos, direcionados para resgate e manutenção das perdas funcionais dos pacientes devido ao Coronavírus.
O primeiro modelo terá como objetivo fornecer orientações para os pacientes que conseguem desenvolver atividades sozinhos em seus domicílios. Já o segundo, será através de consultas virtuais com tele monitoramento e teleatendimento. Enquanto no Hospital Universitário de Bagé, o atendimento será presencial, em uma área direcionada para reabilitação cardiopulmonar.
Segundo a coordenadora do curso, Ana Colpo, a realização será através dos estágios de Unidade Básica de Saúde (orientado pela professora Eliane Tavares) e de Fisioterapia Ambulatorial (orientado pela professora Ionara Hoffmeister). Ambos os grupos contam com acadêmicos do 10º semestre, que já estão vacinados e que retornaram às suas atividades de estágio.
“Eu acredito que este novo projeto será de grande importância para nós, acadêmicos e principalmente para os pacientes que estão em fase de reabilitação após a Covid-19. Foi traçado um plano de ação para abordar os pacientes que necessitam apenas de orientação e também os pacientes que tiveram sequelas mais graves e precisam de atendimento individualizado, sendo uma experiência necessária ter contato com estes pacientes e prestar serviço a eles. O atendimento com certeza irá acrescentar muito na vida de todos nós. Estamos muito motivados e felizes em participar de forma ativa deste projeto e colocar em prática todo o ensinamento que nos foi passado”, afirmou Letícia Noble, acadêmica do 10º semestre do curso de fisioterapia que irá participar da ação.

O programa de reabilitação é voltado para atendimento da comunidade, todas as avaliações e o tratamento serão pelo SUS. Os protocolos são baseados nas melhores evidências e os professores e alunos envolvidos estão em constante atualização, treinamento e capacitação para construção e oferecimento do melhor conhecimento.
Para mais informações, o telefone da Clínica Escola do Hospital Universitário é 32427433, ramal 135.

O curso
Ofertado pela Urcamp há 31 anos, o curso de fisioterapia conta com dez semestres/módulos, tem como lema “experiência em movimento” e, entre as suas atividades, estão os estágios extracurriculares, curriculares, projetos integradores e aulas práticas desde o início do curso.
“Temos buscado cada vez mais inserir os alunos na comunidade, trabalhando na promoção da saúde, entendendo os processos que são associados à funcionalidade, e o nosso papel enquanto fisioterapeutas”, disse a atual coordenadora, Ana, fisioterapeuta formada pela Urcamp.