Urcamp e Sicredi apresentam parceria de cooperação

A partir de um projeto no qual a Sicredi Fronteira Sul RS está participando, que se chama Projeto Sistema de Inovação em Cooperativas (SIC), coordenado pela Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (ESCOOP) e subsidiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) foi firmada uma parceria entre a Urcamp e instituição financeira. O processo teve início nesta sexta-feira, através de uma live  onde foi apresentado a iniciativa. Participaram da apresentação vários colaboradores da Sicredi e Escoop e o gerente de Campus e Inovação da Urcamp, Leandro Pires.  A analista de Comunicação e Marketing,  Graciela Freitas, e assessora de Gestão de Pessoas, Tayse Melo, são as líderes do projeto pela Sicredi.

Durante a apresentação, foi detalhado como surgiu a ideia do projeto, como funciona e as maiores dificuldades enfrentadas. Conforme Graciela, dentro do projeto Sistema de Inovação em Cooperativas, existem eixos, para os quais foram desenvolvidas, pelos colaboradores, diferentes ações.

Uma dessas ações está ligada ao eixo Open Innovation. A ação consiste na integração entre cooperativa e universidades, com o objetivo de trocar conhecimentos e experiências, através da realização de lives promovidas pelos alunos e pelos colaboradores.

A analista explica que, na prática, os alunos apresentam aos colaboradores assuntos atualizados, com os quais trabalham em sala de aula, e os colaboradores apresentam aos alunos as práticas de trabalho desenvolvidas nas mais diferentes áreas de atuação e que tenham ligação com os cursos da universidade.  “Hoje foi o primeiro evento junto à Urcamp e apresentamos a iniciativa aos alunos e professores”, comenta.

De acordo com Pires, a parceria foi firmada com base em um dos eixos de inovação da Urcamp.  Ele comenta que o  objetivo maior é geração e troca de conhecimento entre estudantes, professores e funcionários de ambas as instituições, não só com o intuito de trazer temas reais e ilustrar as aulas. “O Sicredi irá trazer a sua experiência, suas dores, ações e projetos e nós, comunidade acadêmica, acreditamos que vamos contribuir muito com essa ação envolvendo os nossos projetos da Graduação I”, frisa.

Pires reforça que esta é uma iniciativa que envolve a conexão entre empresas e a Urcamp e adianta que, neste ano, será realizado o projeto-piloto com as Competências Pessoais e Profissionais (CPPs) ligadas aos cursos de Administração, Contábeis, Direito, Jornalismo e Sistemas da Informação.
No próximo ano, as ações devem ser ampliadas para todos os  cursos. “Nesta noite, nos honra muito estarmos juntos com Sicredi neste evento. Uma Instituição séria, de credibilidade, que mantém os mesmos valores da Urcamp, pensando sempre no desenvolvimento da região”, concluiu.