Acadêmicos de Enfermagem da Urcamp participam de simpósio em Santa Maria

Cinco acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade da Região da Campanha (Urcamp) participaram, nos dias 14 e 15 de junho, do 3º Simpósio de Saúde da Mulher – Contextos e realidade, no Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Santa Maria (UFSM). Os estudantes fizeram exposição de trabalhos submetidos e representaram a instituição. Em breve, os resumos serão publicados em uma revista científica de Santa Maria.

De acordo com o acadêmico do oitavo semestre Edmar Lopes Garcez, os universitários foram ao simpósio, principalmente, pela oportunidade de exporem seus trabalhos desenvolvidos acerca do tema do evento. "Eu tenho verdadeira paixão pela área de saúde da mulher; tanto que o meu resumo foi feito única e exclusivamente para esse evento da UFSM. Estamos na expectativa da publicação na revista científica da cidade", comenta o estudante, ao destacar que, na oportunidade, puderam assistir a palestras, participar de mesas redondas de debates e conferir apresentações culturais. "Um dos momentos mais marcantes foi o curso de Artes Cênicas que encenou sobre o feminismo", relembra.

A viagem reuniu, além de Edmar Garcez, os acadêmicos Matheus Luiz Brasil, Bruna Britto Pereira, Rafaela Maia Baldissera e Tatiana Batista Mendes. O grupo representa os quarto, quinto, sétimo e oitavo semestres do curso de Enfermagem da Urcamp. "É sempre importante levar o nome do nosso curso e da nossa universidade. Ações como essas nos acrescentam enquanto estudantes, mas também nos permitem o convívio com graduandos de outras faculdades", conclui Garcez.

Eventos

Além de prestar atendimento nos eventos realizados pela instituição, como o Urcamp na Praça, o curso de Enfermagem esteve presente na Campanha do Agasalho de Bagé, realizado no dia 16 de junho, em frente ao Centro Administrativo, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Através de seus acadêmicos, foram dadas orientações gerais no ramo da saúde e verificação de pressão arterial.

Já no dia 18 de junho, o curso realizou uma festa junina para as crianças da Pediatria da Santa Casa. A ação foi organizada pela disciplina de Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente, com 12 alunos supervisionados pela professora Sheila Tavares e coordenados pela professora Carmen Vaz. O mesmo evento se repetiu no dia 21, dessa vez realizado no Caminho da Luz.

Seguindo a agenda de eventos, o curso de Enfermagem, no dia 23 de junho, dará orientações gerais sobre a saúde na escola Arideu Monteiro e, no dia 13 de julho, na escola São Pedro.