Congrega On-line 2k20 disponibilizará vídeos de divulgação científica para a comunidade

Em formato virtual, o Congrega Urcamp On-line 2k20 acontece entre 26 e 30 de outubro. E não apenas o formato é novidade, mas a grade de programação está com inovações e facilidades para o maior evento científico da região.
O Congrega, que chega em sua 16ª edição, promove o conhecimento sobre aspectos culturais, inovadores, tecnológicos e sustentáveis para atuar na resolução de problemas da comunidade e estabelecer a integração do conhecimento técnico científico para a comunidade acadêmica em geral.
Em decorrência da pandemia de covid-19, a edição deste ano será totalmente virtual, o que possibilitou a diversificação da programação e facilita a participação de quem não mora em Bagé, já que será realizada através da internet. Isto também acarretou na diminuição dos custos do evento, o que refletiu diretamente no valor da inscrição, que caiu quase 50%. Os valores estão disponíveis no site, onde pode ser feita a inscrição on-line.
A Urcamp acompanha o avanço tecnológico e a transformação digital na contemporaneidade e conta com o apoio das equipes de Assessoria de Tecnologia da Informação e também com Assessoria de Marketing,  demonstrando competência na estrutura de eventos no formato on-line. A coordenadora de eventos, Paula Silveira, comenta que o "sistema de eventos do Congrega está preparado para submissões de trabalhos, atendendo todas as demandas. É de fácil utilização, assim como todos os demais sistemas da Urcamp, tornando o processo mais confiável e potente".
As inscrições podem ser realizadas através do link https://inscricoes.eventos.urcamp.edu.br/registration ou diretamente no banner da página principal da Urcamp, linkado à página do Congrega, que contempla todas informações do evento.
Congresso inédito
Novidade na programação, a edição de 2020 contará com o 1º Congresso de Sustentabilidade, Inovação e Transformação Digital. A coordenadora do Congrega, Anabela Silveira de Oliveira Deble, explica que, em anos anteriores, o evento tinha temas diferentes. A partir desta edição, a temática será focada nestes assuntos principais, que serão trabalhados, de forma mais específica, a partir das palestras e mesas redondas realizadas.
Por exemplo, esta primeira edição do congresso trará, na quinta-feira, 29, durante os turnos da tarde e noite, abordagens sobre Saúde e Educação. Já na sexta, 30, dia do encerramento oficial do evento, o enfoque será sustentabilidade, inovação e transformação digital.
Sub eventos
O Congrega abre espaço para divulgar pesquisas científicas através de quatro sub eventos: 14ª Mostra de Iniciação Científica Júnior (MIC Jr.), voltada para estudantes de Ensino Fundamental, Médio e Técnico de estudantes em processos de pesquisa científica; 16ª Mostra de Iniciação Científica (MIC), para estudantes de graduação; 14ª Mostra de Projetos Comunitários, de Extensão e Integradores e 16ª Jornada de Pós-Graduação.
Anabela explica que uma das novidades deste ano é a unificação dos regulamentos dos quatro sub eventos em apenas um. "Isso diminui a necessidade de ler três, quatro regulamentos, de acordo com os eventos em que deseja submeter os trabalhos. O novo regulamento está bem mais claro e eficiente", explica.
Além disso, diferente dos anos anteriores, os participantes encaminharão resumos simples e expandidos, que serão avaliados somente uma vez por uma banca formada por dois avaliadores, selecionados conforme área específica do CNPq. Feito isto, serão encaminhados vídeo de divulgação científica dos trabalhos, que poderão contar com a interatividade da comunidade na avaliação, já que as curtidas podem elevar a nota de cada trabalho, através da disponibilização do material no canal do YouTube do evento.
"Nos anos anteriores, os trabalhos ficavam restritos aos avaliadores e colegas. Com o vídeo, esse material ficará disponível na internet para toda a comunidade. Assim, a Urcamp estará fazendo seu papel, divulgando a pesquisa científica que ocorre na instituição para a comunidade externa", explica.
Já as atividades que reúnem a Mostra de Projetos Comunitários, Extensão, Integradores e Jornada de Pós-Graduação e Pesquisa, além do vídeo de divulgação científica, serão trabalhados em em salas criadas através do Google Meet.