Urcamp investe em tecnologia e aposta em aulas virtualizadas para seguir o trabalho durante a pandemia

Para dar boas-vindas aos alunos neste segundo semestre e explicar os atuais investimentos e funcionamento das aulas virtualizadas, a gestão da Urcamp, através da reitora Lia Maria Herzer Quintana, do vice-reitor, Fábio Paz, e da pró-reitora de Ensino, Virgínia Dreux, promoveu, na noite desta sexta-feira, dia 21, um bate-papo com a comunidade acadêmica. O trabalho foi conduzido pela jornalista Giana Cunha e transmitido pelo Youtube, Facebook da Urcamp e também do Jornal Minuano. No encontro, os gestores salientaram que, mesmo em período de pandemia, os trabalhos na Urcamp não pararam e toda a rotina de trabalho de professores, alunos e funcionários segue a pleno, mesmo que de uma forma diferente.

A live iniciou por um vídeo institucional mostrando os cursos, Campi e atividades realizadas na Instituição. Na abertura, a reitora salientou da importância do bate-papo e ressaltou que, na data, a Urcamp comemora dois anos da conquista da nota máxima na avaliação realizada Ministério da Educação. Lia lembrou que a instituição finalizou o primeiro semestre com tranquilidade e os alunos puderam defender os trabalhos finais, apresentar projetos e desenvolver, de forma virtualizada, seus estudos, e, agora, muitos chegam ao período de formatura. Ela também ressaltou os investimentos nas plataformas e bibliotecas digitais adquiridas pela Urcamp e destacou o auxilio de alunos e pais de alunos, professores e funcionários neste período de pandemia. “As crianças foram alfabetizadas com o auxilio dos pais e professores nas nossas escolas”, comemorou em alusão ao treinamento efetuado por docentes da Urcamp junto aos profissionais que atuam na rede municipal de ensino.

A professora Virgínia, por sua vez, também ressaltou os pontos positivos durante essa mudança na maneira de ensinar devido à pandemia. Ela salientou que a Urcamp passou por muitos desafios no inicio do isolamento social e que os professores e alunos precisaram se reinventar para dar prosseguimento aos estudos. A pró-reitora também destacou que foram tomadas todas as medidas para que fossem realizados os estágios e aulas práticas, cumprindo as exigências do protocolo sanitário estadual. “Tivemos que preparar toda a estrutura e optamos por manter a carga horária normal do ano letivo, sem prejuízo para o aluno”, destaca.

O vice-reitor, ao se manifestar, falou da Graduação I implantada em 2019 que, mesmo com o formato on-line, cumpriu os objetivos. Ele disse que a Urcamp nunca parou, que foram adquiridos laboratórios virtuais em todas as áreas do conhecimento, além da biblioteca virtual e feitos investimentos em tecnologia para que o  aluno tivesse e tenha acesso a todo o material necessário e, ainda, enumerou os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adquiridos pela gestão.

Volta das aulas presencias

A gestão deixou claro que as aulas presencias não têm prazo para voltarem a serem ministradas. Os três enfatizaram que tudo depende da situação da Covid-19, segurança entendida como fundamental para o retorno. “Mesmo que volte, não será igual. Terá numero reduzido de alunos e as aulas virtualizadas vão seguir até o final do semestre” , afirmou a reitora.

Lia, inclusive, salientou que foi realizada uma pesquisa entre a comunidade acadêmica e mais de 75% dos participantes preferiu permanecer com as aulas virtualizadas, acreditando que é a opção mais segura no momento. “Não temos nenhum caso de contaminação na instituição. Quando tivermos segurança, voltamos as aulas presenciais”, comentou.

Os gestores ainda informaram que a instituição está emprestando notebooks para os alunos e até cadeiras mais confortáveis para que os funcionários trabalhem em casa. Eles também citaram que várias pessoas estudam em uma cidade e residem em outra próxima, e esse trênsito de ônibus traria insegurança para a comunidade acadêmica.

Virginia também lembrou que os cursos oferecidos na modalidade EAD são diferentes das aulas virtualizadas, na qual o aluno troca experiência com o professor. Desde março, quando os decretos estadual e municipal suspenderam a presencialidade, as aulas acontecem de maneira virtualizada, com a presença do professor em tempo integral, dando aula, em horário estabelecido propondo atividades remotas e interagindo com os alunos.

Descontos

A reitora enfatizou que a Urcamp já pratica descontos há muito tempo, principalmente em semestres cheios e na Graduação I. Com o início da pandemia, então, foi necessário realizar investimentos e o único custo que baixou foi o da energia elétrica e água, que representam uma parcela pequena das despesas. “Estamos revendo e analisando caso a caso, muitos conseguiram créditos financiados e outros até bolsa integral do Prouni", revelou.

Os gestores, por fim, agradeceram o incentivo da comunidade acadêmica e afirmaram que a Urcamp, em nenhum momento, deixou de prestar o serviço ao qual se propõe. “Os professores são a prata da casa e os alunos nossa jóia preciosa”, finalizou Lia.